Mesmo na onda vermelha do programa Minas Consciente, a cidade de Piumhi, no Centro-Oeste mineiro, anunciou volta às aulas presenciais para o dia 10 de agosto. Nesta quinta-feira (8/7), foi realizada a primeira e única capacitação presencial com profissionais da educação - reuniões e treinamentos ocorrem desde março com as escolas públicas e privadas, mas de forma virtual.
A volta presencial será opcional, já que o ensino remoto continuará sendo oferecido pelo município. A administração municipal garante que todas escolas, tanto públicas quanto privadas, estão preparadas para o retorno. Confira alguns pontos do protocolo que será cumprido na educação:
- máscara obrigatória durante toda a aula (só pode tirar no lanche)
- distanciamento entre as carteiras
- fluxo de alunos controlado na entrada e saída das escolas
- fluxo de alunos controlado na entrada, saída e uso dos refeitórios
- álcool em gel em vários pontos das escolas
- distribuição de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para os funcionários
"Importante lembrar que a responsabilidade não é só da escola, e sim de todos. Os pais precisam colaborar para que esse retorno dê certo", afirmou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marita Lopes, em entrevista à Onda Oeste FM. Ela reforçou o treinamento dos profissionais da educação, como, por exemplo, para fazer o manejo correto dos alimentos para preparar a refeição.
A coordenadora ainda explicou que foi traçado um fluxo entre as unidades de educação e de saúde. "Se for identificado qualquer sintoma no aluno, os colaboradores da escola e mesmo a família terão um canal direto com a PSF (Programa de Saúde de Família). Qualquer sintoma: infelizmente, um espirro pode ser COVID", diz Marita Lopes.
Retorno gradual
Para o dia de agosto, está prevista a volta dos alunos da creche (0 a 3 anos); 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, e EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Após 14 dias, vamos avaliar como foi esse retorno, se precisa de alguma adaptação", diz a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares Faria.
O plano é iniciar, após esse período de avaliação, o retorno dos: 1º e 2º períodos; e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Também está sendo realizada uma pesquisa com os pais dos estudantes para saber qual será a provável adesão: o resultado sai até terça-feira (13/7).
Piumhi tem 2.823 alunos na rede pública municipal, distribuídos entre creches e CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) escolas.
COVID em Piumhi
Desde o princípio da pandemia, conforme boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde de quarta-feira (7/7), Piumhi registrou:
- 3.747 casos confirmados de COVID-19
- 393 em monitoramento
- 77 óbitos
- 3 pacientes em leito clínico de isolamento na Santa Casa de Piumhi
- 3.268 pacientes recuperados
Atualmente, por causa dos indicadores, a cidade ocupa uma das mais rígidas fases do Minas Consciente, programa do Governo de Minas Gerais: a onda vermelha.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.