Com a ocupação de 80% dos leitos de UTI reservados para COVID-19, a prefeitura de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, decidiu flexibilizar comércio e atividades. Por outro lado, decreto que começa a valer nesta quinta-feira (8/7) suspende as aulas na cidade - redes pública e privada.
último decreto, o prefeito Tadeu Barbosa de Oliveira fechou o comércio, feiras, templos religiosos, clubes de lazer, bares, casas de festas, casas lotéricas, academias e afins. "Em virtude do aumento considerável dos casos ocorridos", justificou no documento.
No Desta vez, após a queda de 45% dos casos positivos na cidade em comparação com a penúltima semana de junho, a administação municipal decidiu flexibilizar as atividades:
- Restaurantes, bares e lanchonetes podem receber clientes das 11h às 21h (e delivery até 23h59)
- Farmácias e lojas que vendem medicamentos veterinários, óticas, consultórios médicos, distribuidoras de gás e borracharias podem atender de forma presencial de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 14h
- Padarias podem abrir das 5h às 18h nos dias de semana; até às 14h aos sábados; e até às 11h aos domingos
- Supermercados, atacadistas, açougues, lotéricas, salões de beleza e bancos - além de aulas práticas de direção - podem abrir de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 14h
- Hoteis, mineradoras, agronegócio e postos de combustíveis estão liberados para continuar funcionando nos horários habituais, sem restrições
Além disso, a prefeitura manteve a proibição de:
- aglomeração em espaços públicos
- realização de eventos e festas particulares
- reuniões presenciais
- atrações artísticas
- venda de bebida alcoólica para consumo interno no estabelecimento
- self-service
E foram suspensos:
- aulas presenciais
- funcionamento das bibliotecas
- aulas teóricas presenciais de auto-escola
A prefeitura determina que os ônibus da cidade trafeguem com no máximo 50% da lotação e os táxis, com apenas um passageiro no banco de trás. Veja outros detalhes aqui.
Aulas suspensas
Como a realização de aulas presenciais não foi abordada pelo decreto anterior, a gestão decidiu deixar claro: estão suspensas nas redes municipal, estadual e privada de ensino. Apenas atividades internas podem acontecer de forma presencial, obedecendo as regras de distanciamento e ocupação.
COVID-19 na cidade
Segundo o boletim municipal, atualizado nessa quarta-feira (7/7), oito pessoas estavam internadas na UTI/COVID. O município tem 10 leitos de unidade intensiva disponíveis no Hospital São Vicente de Paulo, o que significa uma taxa de ocupação de 80%.
Nos leitos de enfermaria, a situação é um pouco menos grave, com quatro pessoas internadas, de um total de 13 leitos abertos - ou seja, 30% de lotação.
Araçuaí registra 1.762 casos positivos de COVID-19 desde o início da pandemia. No dia 8 de junho, por exemplo, esse número era de 1.507. Na cidade, 46 pessoas perderam a vida por causa da doença. O número está estável desde o dia 1º de julho.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.