Araxá vai realizar nesta sexta-feira (9/7) o Dia D da Vacinação contra a gripe (Influenza). O foco da imunização será: bebês de seis meses, crianças menores de seis anos, além dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (confira lista abaixo).
Leia Mais
Saúde detalha novo cronograma de vacinação em MG; veja como ficouAraxá dá prosseguimento à vacinação de pessoas de 54 a 50 anosMuseus de Araxá reabrem em novos horários e com até 5 visitantescoronavirusmg“O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal, especialmente dos grupos mais vulneráveis, antes de ampliar a campanha para toda a população ainda não vacinada, que deve ocorrer na próxima semana”, destacou a pasta.
Veja quem compõe o grupo prioritário:
- gestantes
- trabalhadores da saúde
- puérperas
- idosos
- indígenas
- professores
- pessoas com comorbidades
- pessoas com deficiências permanentes
- caminhoneiros
- trabalhadores do transporte coletivo
- trabalhadores portuários
- forças de segurança e salvamento
- Forças Armadas
- funcionários do sistema prisional
- população privada de liberdade
- adolescentes sob medidas socioeducativas
E quem se vacinou contra a COVID-19?
A Saúde de Araxá orienta que quem recebeu a vacina contra a COVID-19, seja ela a primeira ou a segunda dose, deve esperar um intervalo de 14 dias para aplicação de qualquer outro tipo de imunizante.
Pessoas que estão infectadas pela COVID ou que tiveram a doença há menos de 28 dias também devem adiar a vacinação contra a gripe. “É importante que esses públicos participem da campanha, uma vez que os sintomas da gripe são parecidos com os da COVID-19", diz a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães.
"Uma vez vacinados, evita-se a gripe, além de diminuir a procura por hospitais e unidades de saúde”, explica.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.