Araxá vai realizar nesta sexta-feira (9/7) o Dia D da Vacinação contra a gripe (Influenza). O foco da imunização será: bebês de seis meses, crianças menores de seis anos, além dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (confira lista abaixo).
Dia D Contra a Influenza acontece na sede do Corpo de Bombeiros (Av. Dâmaso Drumond, 1 - Vila São Pedro), com entrada pela rua Belo Horizonte, entre 8 e 16h. Já as crianças de 6 meses e menores de 6 anos serão vacinadas na Unicentro (Av. Dâmaso Drumond, 275 - Vila São Pedro), também das 8 às 16h.
A Secretaria de Saúde de Araxá esclarece que o “O objetivo da mobilização é ampliar a cobertura vacinal, especialmente dos grupos mais vulneráveis, antes de ampliar a campanha para toda a população ainda não vacinada, que deve ocorrer na próxima semana”, destacou a pasta.
Veja quem compõe o grupo prioritário:
- gestantes
- trabalhadores da saúde
- puérperas
- idosos
- indígenas
- professores
- pessoas com comorbidades
- pessoas com deficiências permanentes
- caminhoneiros
- trabalhadores do transporte coletivo
- trabalhadores portuários
- forças de segurança e salvamento
- Forças Armadas
- funcionários do sistema prisional
- população privada de liberdade
- adolescentes sob medidas socioeducativas
E quem se vacinou contra a COVID-19?
A Saúde de Araxá orienta que quem recebeu a vacina contra a COVID-19, seja ela a primeira ou a segunda dose, deve esperar um intervalo de 14 dias para aplicação de qualquer outro tipo de imunizante.
Pessoas que estão infectadas pela COVID ou que tiveram a doença há menos de 28 dias também devem adiar a vacinação contra a gripe. “É importante que esses públicos participem da campanha, uma vez que os sintomas da gripe são parecidos com os da COVID-19", diz a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães.
"Uma vez vacinados, evita-se a gripe, além de diminuir a procura por hospitais e unidades de saúde”, explica.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.