Jornal Estado de Minas

MUTIRÃO NO FIM DE SEMANA

Araguari vai fazer mutirão para vacinar pessoas com 44 anos contra COVID-19

A prefeitura de Araguari, no Triângulo Mineiro, espera vacinar todas as pessoas com 44 anos contra COVID-19 neste sábado (10/7), quando acontece um mutirão de imunização exclusivo por idade.

LEIA TAMBÉM: Saúde detalha novo cronograma de vacinação em MG; veja como ficou
 
O aeroporto da cidade vai ser transformado em um grande centro de imunização. Além da abertura da vacinação para quem tem 44 anos, pessoas com 45 e 46 também poderão procurar o local.




 
Porém, é necessário fazer agendamento no site da prefeitura, clicando em "Cadastro 18-59 anos sem comorbidades".
 
Além do aeroporto, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Brasília e Paraíso estarão abertas também para essa campanha.
 
No fim de semana, a UBSF Maria Eugênia não receberá mulheres grávidas ou que deram à luz em até 45 dias, como tem acontecido normalmente. Para elas e demais grupos prioritários, a imunização será retomada na segunda-feira.

LEIA TAMBÉM: MP vai investigar casos de revacinação em Minas; pena pode passar de 5 anos
 
Não foi divulgada a expectativa de quantas pessoas devem ser imunizadas no mutirão, mas o objetivo, segundo a prefeitura, é avançar no calendário e garantir que a cobertura vacinal da cidade aumente.




 
Dados do Vacinômetro, do governo estadual, apontam que Araguari tem, até agora, 35,98% da população em geral imunizada. Em números: 42.287 pessoas receberam a primeira dose e 11.487, a segunda.

Dados da COVID-19 na cidade

Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (8/7) pela prefeitura, 67 novos casos foram confirmados em 24 horas, elevando para 15.915 pessoas que contraíram o coronavírus desde o início da pandemia.
 
Até agora, 413 óbitos foram registrados.
 
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 75%. Dos 20 leitos disponíveis, 15 estão ocupados. Já na enfermaria, são 20 pacientes para 54 leitos disponíveis.




Veja como fica o calendário

SEXTA-FEIRA (9/7)

Aeroporto de Araguari
(Avenida Santos Dumont, s/n - Jardim Regina)
Distribuição de Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) para:
  • Pessoas com 46 anos ou mais
  • Motoristas do transporte ferroviário
  • Idosos
  • Profissionais do transporte coletivo urbano e rodoviário
  • Motoristas do transporte rodoviário de cargas (CNH de categorias C, D e E)
  • Profissionais da limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos
  • Trabalhadores da educação do Ensino básico (Infantil, Fundamental, Médio, EJA) e Superior
  • Agentes de força segurança e salvamento e Forças Armadas que ainda não tenham tomado as doses
UBSF Maria Eugênia
(Avenida Maria Abadia da Costa, 422 - Maria Eugênia)
Distribuição de Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) para:

SÁBADO (10/7)

Distribuição de Dose 1 (D1) para pessoas com 44, 45 e 46 anos:
Aeroporto de Araguari - Avenida Santos Dumont, s/n - Jardim Regina
UBSF Paraíso - Praça Antônio Marcelino Dias, 10 - Jardim Paraíso
UBSF Brasília - Av. Comissão Crulls, 1318 - Brasília
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.





O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 
 
 

audima