Neste fim de semana está proibido vender e consumir bebidas alcoólicas em Conceição da Aparecida, no Sul de Minas. A Lei Seca foi decretada como parte das medidas para combater o coronavírus. Além disso, houve mudanças no atendimento de bares, restaurantes e lanchonetes. Todas as regras valem até segunda-feira (12/7)
A justificativa da administração é que o número de casos de COVID-19 tem aumentado consideravelmente nos últimos dias. Nesta semana, segundo os boletins divulgados pela administração, a média de novos casos é de sete por dia.
Por isso, a decisão pelo novo decreto, ainda que apenas pelo fim de semana.
A principal mudança é com relação aos bares, restaurantes e lanchonetes, que não poderão ter mesas externas e devem atender exclusivamente por delivery neste fim de semana. O horário de funcionamento segue das 6h às 23h, sem alterações.
Supermercados, açougues, mercados de bairro, farmácias e postos de gasolina podem continuar funcionando normalmente, respeitando distanciamento de 3 metros entre cada cliente, com capacidade reduzida. As lojas de conveniência dos postos não podem abrir.
Além disso, a prefeitura também proibiu o acesso ao Paredão, ponto turístico de vôo livre.
Situação da COVID-19 na cidade
O boletim divulgado pela prefeitura aponta que a cidade teve, desde o início da pandemia, 615 casos confirmados (sendo cinco apenas nas últimas 24 horas), com 8 mortes.
Segundo o Vacinômetro do governo estadual, 3.912 pessoas já tomaram a primeira dose do imunizante contra COVID-19 em Conceição da Aparecida. A segunda dose já foi distribuída para 1.368 pessoas, enquanto 24 doses únicas foram aplicadas.
A cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em 89,52%. Já da população em geral, 37,8%. A partir deste sábado (10/7), pessoas com 48 e 49 anos serão vacinadas.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.