A maioria das cidades que integram a Região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, registrou uma redução no ritmo de contaminação da COVID-19. A informação foi divulgada no informativo epidemiológico semanal da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Leia Mais
Como o Vale do Aço se tornou a primeira região de MG na onda verde este anoSão Sebastião do Paraíso autoriza volta às aulasCOVID-19: mais de 350 mil doses de vacinas chegam a MG; veja público-alvocoronavirusmgMédico que pediu exame de COVID fora do prazo será investigadoCOVID-19: Minas Gerais registra 186 mortes e 6.801 casos em 24hCOVID-19: pessoas de 44 anos começam a ser vacinadas em BHConforme a publicação, os seguintes municípios estão em redução no fluxo de contágio: Barroso, Madre de Deus de Minas, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Antônio Carlos, Barbacena, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha e Santana do Garambéu.
O estudo observa ainda que a cidade de São João del-Rei, especificamente, apresentou uma tendência de redução do ritmo de contágio após permanecer quatro semanas consecutivas em estabilidade.
Já a média móvel da cidade turística mineira registrou 24,9 casos/dia – uma redução acentuada de 47% em comparação ao índice de 46,7 registros diários aferido no dia 26 de junho.
Por outro lado, Carandaí, Santa Bárbara do Tugúrio e Santa Rita de Ibitipoca apresentaram elevação.
Os municípios de Dores de Campos e Alfredo Vasconcelos foram enquadrados pelos pesquisadores em uma zona de estabilidade.
Conforme apontam os estudiosos na publicação, a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. “Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município”, destaca trecho do estudo.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.