O setor da indústria está sendo vacinada contra a COVID-19, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de forma gradual e agendada.
Nesta quinta-feira (15/7) foi a vez da Fiat Automóveis, que por meio do seu próprio serviço de saúde, em parceria com a secretaria municipal, possibilitou que as aplicações da primeira dose começassem a ocorrer na própria empresa.
Nesta quinta-feira (15/7) foi a vez da Fiat Automóveis, que por meio do seu próprio serviço de saúde, em parceria com a secretaria municipal, possibilitou que as aplicações da primeira dose começassem a ocorrer na própria empresa.
Nesta primeira etapa, 6 mil profissionais com idade inferior a 40 anos serão vacinados. Desde terça-feira (13/7), a imunização dos profissionais da indústria segue avançando no município.
A expectativa da prefeitura é vacinar cerca de 50 mil pessoas deste grupo prioritário, que é o maior na cidade. Além das grandes empresas, profissionais das indústrias de médio e pequeno porte também já estão sendo imunizados.
Nas grandes empresas, como a Fiat, a vacinação será realizada com o apoio dos departamentos de saúde na própria fábrica. Já para os profissionais das indústrias de médio e pequeno porte, a imunização está sendo realizada no Betim Shopping e no Cerest, por meio de agendamento.
Os trabalhadores devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia e horário que eles receberão a vacina.
A imunização dos trabalhadores industriais está prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. Terão direito à vacina os profissionais das empresas que se enquadram nos critérios estabelecidos no plano, que tem como base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Betim, a vacinação da categoria será realizada de forma gradativa, à medida que o município for recebendo novos lotes de imunizantes enviados pelo estado.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os trabalhadores industriais residentes em Betim cuja idade já esteja contemplada pelo cronograma de vacinação também têm a opção de se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para serem imunizados.
Cadastro para vacinação dos trabalhadores industriais de Betim
Para agilizar a vacinação dos trabalhadores industriais contra a COVID-19 é necessário realizar um cadastro para os profissionais das empresas do ramo estabelecidas no município.
O responsável pela empresa deverá preencher uma planilha disponível no site da prefeitura que deverá conter os dados dos trabalhadores.
O responsável pela empresa deverá preencher uma planilha disponível no site da prefeitura que deverá conter os dados dos trabalhadores.
A partir da próxima terça-feira (13/7), as empresas deverão protocolar duas vias da planilha na Diretoria Operacional da Saúde, que fica no Centro Administrativo João Paullo II (sede da prefeitura) e, também, enviar o documento para o e-mail vacinacovid.betim@gmail.com.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.