A Secretaria de Operações Especiais do Ministério da Justiça encerrou, nesta sexta-feira (16/7), a megaoperação de combate ao crime contra crianças e adolescentes. Batizada como “Operação Acalento”, a ação teve início no dia 4 de junho e foi realizada em todo o território brasileiro.
Os agentes atuaram em 400 municípios mineiros, com o objetivo de coibir todo tipo de violência. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, foram realizadas 107 prisões no estado e 999 policiais trabalharam na força tarefa. Em Belo Horizonte, 17 pessoas foram presas.
“Dia D” da operação Acalento
Neste último dia da operação em Belo Horizonte, os agentes da força-tarefa cumpriram quatro mandatos de busca de menores infratores. Um menor de idade foi apreendido no Bairro São Luis, na região da Pampulha.
Segundo a Polícia Civil, os próximos dias serão de intensa investigação, decorrentes de mandados de busca e apreensão da ação.
Números da operação
Em Minas Gerais, 1.552 vítimas foram atendidas e 235 medidas protetivas foram solicitadas. Em todo o país, foram atendidas 16.773 vítimas.
Em Belo Horizonte, foram realizadas 34 medidas protetivas, 11 mandatos de busca e apreensão domiciliar e 12 mandatos de busca e apreensão de menores.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.