Belo Horizonte registrou nesta semana a primeira morte de um bebê com menos de 1 ano por COVID-19. A prefeitura não detalha o sexo da criança nem em qual regional da cidade ela vivia.
Leia Mais
Transmissão do coronavírus sofre sétima alta consecutiva em BH nesta sexta BH amplia vacinação da gripe para população em geral na segunda (19/7)Cidade de Mariana ganha dois monumentos no Dia de Minas: 'Orgulho'Prefeitura de BH divulga hoje endereços de vacinação para grupo de 40 anosCorpo de influencer mineira será enterrado neste sábado (17/7) em ContagemNovo decreto flexibiliza o funcionamento do comércio em AraxáAgora, BH já acumula cinco óbitos entre crianças. As outras quatro que perderam a vida tinha entre 1 e 4 anos, conforme o balanço do Executivo municipal.
Releia: 'Quem não tem medo de matar o avô, cuidado para não matar o filho, diz Kalil'
A prefeitura também não informa no boletim o total de crianças internadas por COVID-19 atualmente. O Hospital Felício Rocho, da rede privada, por exemplo, registra 100% de ocupação dos leitos pediátricos para a doença: as duas camas disponíveis do tipo estão em uso.
Em 5 de março, em entrevista coletiva, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) alertou para uma mudança do perfil das vítimas da pandemia com o surgimento das novas variantes do novo coronavírus.
“Hoje temos quatro crianças internadas com COVID-19. Não estamos mais falando de jovens de 40 anos, 30 ou 35 não. São crianças internadas. Nós mudamos de patamar. A morte de 95, 98 ou 99, por mais que doa na família, não é a morte de 40, de 30, de 3 ou de 2 anos”, disse na ocasião.
Na sequência, o secretário municipal de Saúde informou que outras quatro crianças estavam internadas na cidade, o que totalizava oito hospitalizações à época pela doença.
Quadro geral
Depois de computar 12 mortes nessa quinta (15/7) – o menor salto desde 24 de março –, BH registrou mais 34 vidas perdidas para a COVID-19 nesta sexta. Agora, a cidade soma 6.047 óbitos.
Nas últimas 24h, foram registrados novos 934 casos. A capital soma 249.905 diagnósticos confirmados: 238.785 recuperados e 5.073 em acompanhamento, além daqueles que não resistiram.