Jornal Estado de Minas

CLIMA SECO

Em 12 horas, bombeiros recebem 189 chamadas sobre incêndios em Minas

O clima seco começa a mostrar seus efeitos em Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre as 7h e as 19h deste sábado (17/7) foram recebidas, pelo menos, 189 chamadas comunicando incêndios em áreas de vegetação em todo o estado. 





Segundo a corporação, um grande volume dessas ocorrências foi na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foram quase 70 chamadas das 7h às 18h. 

Uma das ocorrências de maior relevância foi no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Em nota, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra o parque, informou que a área atingida fica próxima a duas linhas de alta tensão, de Furnas e da Cemig, em local identificado como "entre viaduto V1 e V2. 
 
As brigadas de incêndio do IEF e da Copasa, que atuam na unidade de conservação, foram acionadas e, em cinco minutos, deram início ao combate, recebendo, em seguida, o apoio  de militares do Corpo de Bombeiros e de combatentes das brigadas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).




 
Ao todo,  52 combatentes atuaram em campo, empregando todos os esforços necessários para debelar as chamas. Além dos equipamento usualmente utilizados no combate, quatro veículos deram suporte aos trabalhos. 
 
Ainda de acordo com o IEF, às 18h45 uma das frentes do incêndio foi controlada. Os  combatentes continuaram na unidade de conservação até debelarem totalmente as chamas. As equipes de brigadistas foram desmobilizadas às 19h52 e os bombeiros permaneceram no local para monitoramento.  

Também houve um incêndio no Bairro Rosário I, em Sabará. As chamas que atingiram uma área verde na Rua Maurício de Nassau se espalharam e atingiram os telhados de duas casas. Ninguém ficou ferido. Segundo os bombeiros, há informação de que pessoas atearam fogo na mata. 

Cabana do Pai Tomás

Moradores da Cabana do Pai Tomás se assustaram com o fogo (foto: Reprodução da internet/WhatsApp)
 
À noite, houve mais um incêndio, desta vez oferecendo risco a residências. O fogo atingiu uma área de vegetação na comunidade Cabana do Pai Tomás, Região Oeste da capital. 

Os bombeiros foram chamados por volta das 19h20. O incêndio era de grandes proporções. As chamas começaram na Rua Palmeiras. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores disseram que havia crianças brincando com bombinhas perto do local, mas a corporação ressalta que ainda não é possível afirmar que isso causou o incêndio. 



audima