A partir desta segunda-feira (19/7), todos moradores de Belo Horizonte a partir de 6 meses de idade podem se vacinar contra a gripe na cidade.
Leia Mais
Frente fria de volta a Minas: madrugada teve geadas no Sul do EstadoPM dispersa pagode com 300 pessoas em Betim, na Grande BHApós flexibilização, trânsito em BH se aproxima do 'velho normal'Já se protegeu? BH vacinou 62% do público-alvo da campanha contra a gripeAraxá e Uberaba realizam o 'dia D' contra a gripe neste sábado (7/8)Mulher é decapitada em queda de moto PM e Vigilância Sanitária flagram festa com mais de 100 pessoas em LagamarPreço do botijão de gás em BH chega a R$ 125Os números de adesão ainda são baixos, se comparados com a meta do Ministério da Saúde para a imunização contra a influenza. Segundo a pasta, a cobertura indicada para garantir proteção de toda população é de 90%.
Especialistas alertam que, com a chegada do inverno, gripes são comuns e a vacinação é capaz de promover uma barreira na circulação do vírus, principalmente diante da crise sanitária provocada pela COVID-19, que também pode se apresentar na forma de sintomas gripais.
A campanha em BH é realizada nos centros de saúde. Com o cartão de vacinação em mãos e tomando os cuidados necessários para prevenção do coronavírus, os cidadãos devem procurar a unidade mais próxima de casa para receber a dose do imunizante. Os horários e endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.
Além disso, uma parceria está mantida com a Droga Clara e a Drogaria Araújo para a vacinação do público em geral. São distribuídas senhas, sendo uma por usuário. O horário é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h. Os endereços também podem ser conferidos no site da PBH.
Sobre a campanha
A primeira fase da campanha teve início em 12 de abril, com a convocação de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, iniciada em 11 de maio, foi destinada aos idosos com 60 anos ou mais e professores.
A terceira, iniciada em 9 de junho, contemplava pessoas com comorbidades incluindo os hipertensos leves, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários de prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.
Na quarta fase de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte, iniciada na última segunda-feira (12/7), crianças de 6 a 12 anos puderam ser imunizadas.