Em mais um dia de campanha de vacinação contra a COVID-19, Belo Horizonte vacina nesta segunda-feira (19/7) as pessoas de 40 anos. A faixa etária deve comparecer aos postos fixos e de drive-thru até as 16h30 para garantir a imunidade.
Leia Mais
Assessor de vereadora em JF é exonerado após ser preso por agressãoItapagipe decreta lockdown nos fins de semana e toque de recolher todo diaUberlândia vacina 31,9 mil pessoas em 4 dias e chega a público de 39 anoscoronavirusbhBH antecipa segunda dose de vacina para profissionais da saúde nesta quartaUFMG receberá R$ 80 milhões para ampliar testes da vacina SpiN-TEC BH oficializa data para combater encarceramento em massa de jovens negrosPolícia Civil apreende mais de 70 quilos de crack em Matozinhos
“Para mim, ser vacinado hoje foi uma satisfação muito grande. Eu vejo que no Brasil teve uma incompetência muito grande, principalmente do nosso atual presidente. A vacinação poderia ter poupado muitas vidas. Eu perdi meu tio, de 48 anos, que não tinha comorbidades porque a vacinação não chegou a tempo para ele. Às vezes, se tivesse tomado pelo menos a primeira dose ele poderia ter sido salvo”, disse Marcelo.
O gerente comercial Pedro Henrique Drummond Neves, de 40, também entrou para as estatísticas da pandemia no país. Ele foi contaminado com o vírus em dezembro de 2020 e vivenciou o medo de estar à mercê dos riscos da doença. “Foi bastante complicado. Toda a minha família foi infectada. Mas, graças a Deus, deu tudo certo, não cheguei a ser internado. Isso nos deixou bem apreensivos para chegar minha vez na fila da vacinação”, disse Pedro.
A ansiedade pela vacinação foi o mesmo sentimento experimentado pela analista de suprimentos Danielle Coelho Sampaio, de 40. “A expectativa foi muito grande. De fato a demora me deixou muito ansiosa. A vacinação dá um sentimento de alívio, de saber que posso estar diminuindo a chance de ter a doença de forma grave caso infectada. Já estou aguardando a segunda dose”, relatou Danielle.
Mesmo com os alertas das autoridades sanitárias, uma parte da população ainda é relutante sobre a vacinação contra a COVID-19. Para Danielle, as pessoas que são contra ao método devem se conscientizar sobre a importância dos imunizantes para o combate da pandemia.
“É um pouco de egoísmo. Só a vacinação em conjunto vai conseguir o mais rápido possível diminuir as chances de mortes”, disse a analista.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.