O laboratório de diagnóstico molecular da COVID-19 da Universidade Federal de Lavras (Ufla), conhecido como LabCovid, atendia a rede pública de saúde de 10 municípios da microrregião de Lavras e estendeu o atendimento dos testes tipo RT-PCR para mais nove municípios do Sul de Minas.
Leia Mais
Itapagipe decreta lockdown nos fins de semana e toque de recolher todo diaUberlândia vacina 31,9 mil pessoas em 4 dias e chega a público de 39 anosPM e Vigilância Sanitária flagram festa com mais de 100 pessoas em LagamarcoronavirusmgVacinação avança e regional em Varginha registra menor ocupação de UTICOVID-19: Sul de Minas atinge 44,04% da população vacinada com a 1ª doseCOVID: BH antecipa 2ª dose para trabalhadores da saúde de 38 e 37 anosSete Lagoas identifica idoso que tomou três doses da vacina contra COVIDEm Fortaleza de Minas, decreto proíbe velório em casaUberaba quer criar unidade de Apac na cidadeSuperintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV) definiu a microrregião de Aiuruoca para essa extensão. O LabCovid é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), do estado, e passará a receber, agora, amostras de um total de 19 municípios.
Passam a integrar a relação de municípios atendidos pelo laboratório da Ufla: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Minduri, Seritinga e Serranos. A inclusão desse grupo aumentará a cota de realização de exames via fluxo Funed de 800 para 1.200 exames por mês.
O LabCovid já vinha se organizando para absorver aumentos na demanda de atendimento. A inserção de novas cidades facilita a logística de atendimento no estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à COVID-19.
Pela parceria, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) garante insumos e reagentes para a realização dos testes. O quantitativo enviado à universidade, até o momento, permitirá a realização de exames até setembro.
O coordenador-geral do LabCovid, professor Bruno Del Bianco Borges, ressalta que uma vantagem importante desse serviço para a região é a agilidade.
"Nosso protocolo prevê a liberação dos resultados em até 72 horas úteis, porém, estamos conseguindo liberar com maior celeridade, sendo possível obter esses resultados em 24 horas. Essa agilidade é muito positiva para as políticas de controle da doença e enfrentamento da pandemia".
O professor Bruno complementa que as universidades desempenham um papel fundamental no contexto da pandemia, utilizando dos recursos humanos, estrutura e tecnologias a serviço da sociedade.
“Nesse sentido, a maior abrangência no atendimento aos municípios do Sul de Minas pelo LabCovid reafirma o compromisso da Ufla no combate à pandemia da COVID-19", diz.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.