Jornal Estado de Minas

SÓ PARA PRIORITÁRIOS

Estoque acaba e vacinação contra gripe é suspensa em Araxá

Pelo menos por enquanto, a vacinação contra a gripe para a população em geral está suspensa em Araxá, no Alto Paranaíba. É porque as doses enviadas pelo governo do estado acabaram, e ainda não há previsão para uma nova remessa. Enquanto isso, a imunização para os grupos prioritários segue, mesmo após o fim da campanha nacional de imunização.




 
Na semana passada, segundo a Secretaria de Saúde, mais de 6 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza (vírus que transmite a gripe). As doses foram liberadas após a baixa adesão durante os meses em que a dose era distribuída para grávidas, trabalhadores da saúde, idosos e professores, por exemplo
 
"A previsão é que o município receba mais doses ainda esta semana, mas para mobilizar pessoas já convocadas pela campanha nacional", explicou a prefeitura, em nota.

Não há ainda uma previsão para o recebimento de novas doses para a população geral.
 
A vacina é distribuída de segunda a sexta-feira. Na Unioeste, Unicentro e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Pão de Açúcar, a vacinação acontece das 8h às 16h. Já na ESF do Bairro Max Neumann, a imunização ocorre das 12h às 17h (endereços abaixo).
 
É obrigatório apresentar o cartão de vacina, identidade com foto e documento que comprove o grupo prioritário ao qual pertence.
 
O imunizante é contra-indicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergia grave a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.




 
Já para quem recebeu a vacina contra a COVID-19, a orientação do Ministério da Saúde é aguardar um intervalo de 14 dias para aplicação de qualquer outra vacina.

Pessoas com coronavírus ou que tiveram a doença há menos de 28 dias também devem adiar a vacinação contra a gripe.

Quais são os grupos prioritários para receber a vacina da gripe?

Endereços dos locais de imunização em Araxá

audima