Um mutirão foi organizado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para aplicar a segunda dose da vacina Oxford Astrazeneca contra a COVID-19. Estão sendo chamadas para a segunda etapa da imunização cerca de 19 mil pessoas com idade entre 60 e 64 anos, que receberam a primeira dose nos meses de abril e maio. A vacinação será organizada por idade e dias da semana e ocorrerá nas 36 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.
Para receber a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacina com o registro da aplicação da primeira dose e um documento de identidade com foto. Quem foi vacinado contra a gripe nos últimos dias deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a vacina contra a COVID-19.
“É de extrema importância que as pessoas tomem a segunda dose da vacina para completar o esquema vacinal. Essa dose de reforço garante maior eficácia do imunizante.", ressalta o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.
Dose 2 da CoronaVac será por agendamento
Já as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronvac, a aplicação da dose 2 será por meio de agendamento. Elas devem aguardar o contato dos agentes de Saúde. Também a partir desta terça-feira (20/7), as mais de 7.700 pessoas de 56 a 58 anos que receberam a primeira dose em junho, e de 48 e 47 anos, imunizadas no início de julho, serão agendadas pela prefeitura para completar o ciclo de imunização.
As equipes das UBSs entrarão em contato com os usuários, por telefone ou por meio do Agente Comunitário de Saúde, para marcar dia e horário. “Estamos avançando bastante na imunização e precisamos que todos continuem colaborando para que, juntos, possamos vencer a pandemia o mais breve possível. O intuito da prefeitura sempre foi de preservar vidas. Com o encerramento do ciclo desses dois grupos de imunizantes, cerca de 26 mil pessoas terão sido beneficiadas”, pontua o secretário de Saúde.
O Ministério da Saúde anunciou que recebeu, na semana passada, mais de 8,4 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 que ainda serão repassadas aos Estados. Com isso, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, há a expectativa de que Betim anuncie um mutirão de vacinação para o próximo sábado (24/7), para pessoas na faixa etária de 40 anos. A probabilidade é que a nova remessa de doses chegue à cidade ainda nesta semana.
Trabalhadores industriais continuam sendo imunizados com primeira dose
Também haverá continuidade, nesta semana, a imunização dos trabalhadores industriais. Este é um dos maiores grupos prioritários do município, com aproximadamente 50 mil pessoas. Nas grandes empresas, a vacinação está sendo realizada com o apoio dos departamentos de saúde da própria fábrica. Já para os profissionais das indústrias de médio e pequeno porte, a imunização está sendo realizada no Betim Shopping e no Cerest, por meio de agendamento. Os trabalhadores devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia e horário que eles receberão a vacina.
Cronograma
Mutirão de aplicação dose 2 - Astrazeneca
Terça-feira (20/7) - 64 anos
Quarta-feira (21/7) - 63 anos
Quinta-feira (22/7) - 62 anos
Sexta-feira (23/7) - 61 anos
Segunda-feira (26/7) - 60 anos
Local: nas 36 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h
Aplicação dose 2 - CoronaVac
Por meio de agendamento – aguardar contato dos agentes de Saúde
Local: nas 36 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.