A Fundação Hemominas está com queda nos estoques, por isso pede aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os do tipo O negativo, que compareçam o quanto antes em suas unidades para fazer a doação.
Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar sangue para pacientes de todos os demais tipos. Por essa razão, o tipo O negativo é o mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.
Os doadores podem fazer o agendamento on-line ou pelo aplicativo MG App - Cidadão.
Como fazer a doação
Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.
Voluntários que foram infectados pelo coronavírus, detectado após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, só podem fazer a doação depois de 30 dias da completa recuperação.
Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por COVID-19 também não podem fazer a doação pelo período de 14 dias.
Devido à pandemia, o voluntário que tiver qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.
Vacinação
A vacinação contra a COVID-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de espera após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis no momento, os prazos são:
- Coronovac / Sinovac: 48h
- AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias
- Pfizer / BioNTech: 7 dias
- Janssen-Cilag: 7 dias
- Sputnik V: 7 dias
- Covaxin / Bharat Biotech: 48h
- Moderna: 7 dias
No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48h após a aplicação do imunizante.
No site da Fundação Hemominas estão todas as condições e restrições para doação de sangue.
*Estagiária sob supervisão