A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu que as doses de vacina contra a COVID-19 que ficaram guardadas para pessoas que não compareceram aos postos para receber a segunda dose servirão para ampliar a vacinação na capital. Agora, os "faltosos" terão de esperar a chegada de nova remessa e nova convocação para completar o esquema vacinal.
Dessa forma, na semana que vem serão imunizadas as pessoas de 36 e 37 anos – que receberão as doses reservadas para completar o esquema vacinal de idosos e trabalhadores da Saúde.
Leia também: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida
Leia Mais
BH: veja os locais de vacinação nesta quinta (22) para quem tem 39 anosCOVID-19: BH deve vacinar pessoas de 36 anos até o fim de julho Saiba por que a PBH convocou primeiro o público de 52 anos para a 2ª dosecoronavirusmgTransmissão e ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 caem em BHItabira faz repescagem para quem perdeu data da segunda dose da vacinaTriângulo Sul recebe a 30ª remessa de vacinas contra a COVID-19Desde maio, a PBH tem convocado a população pendente para receber a segunda dose contra o coronavírus. Diante da ausência, usará as vacinas para novos públicos.
"Isso significa que as pessoas que perderam as datas para a aplicação da segunda dose deverão esperar a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde e nova convocação da prefeitura, para completar o esquema vacinal. A mesma regra valerá para o público que ainda for convocado para tomar a segunda dose e não comparecer a um posto de vacinação no prazo máximo de uma semana", informou a PBH.
Confira o calendário
- 22 de julho, quinta-feira: pessoas de 39 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- 23 de julho, sexta-feira: pessoas de 38 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- 24 de julho, sábado: segunda dose para pessoas de 52 anos;
- 26 de julho, segunda-feira: pessoas de 37 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- 27 e 28 de julho, terça e quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da saúde, com idade entre 18 e 36 anos;
- 29 de julho, quinta-feira: pessoas de 36 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.