Jornal Estado de Minas

PERÍODO DE SECA

Três focos de incêndio são registrados em 24 horas em Araxá


Araxá, no Alto Paranaíba, registrou três ocorrências de incêndio nessa quarta-feira (21/7), e uma delas culminou na morte de duas pessoas na BR-262. Queimadas podem ter causado os focos na região

LEIA TAMBÉM: Incêndios em Minas já superam a média histórica dos últimos cinco anos

Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, o primeiro chamado foi registrado no fim da tarde, às margens do km 687 da BR-262, entre os trevos de acesso à rodovia BR-146 (Araxá-Patos de Minas) e a BR-452 (Araxá-Uberlândia). 





Ao chegar ao local, a guarnição se deparou com uma das caçambas de uma carreta bitrem carregada de calcário tombada e com duas pessoas caídas na via. As equipes da concessionária Triunfo já haviam constatado seus óbitos.

De acordo com o motorista do veículo, a causa que o fez perder o controle da direção, tombar e atingir as duas pessoas com a caçamba do veículo foi justamente a fumaça que se desprendia do incêndio.

As chamas ainda ameaçavam as fazendas próximas queimando, inclusive, parte da Chácara Sabiá, próxima do local. Os focos foram extintos após cerca de três horas e meia de trabalho, com a utilização de dois mil litros de água e um soprador.




As vítimas foram, posteriormente, encaminhadas ao IML de Araxá e identificadas. Se trata de um casal: um homem de 40 anos e uma mulher de 30. Ainda não se sabe o motivo de eles estarem às margens da rodovia.

Devido às chamas, motorista da carreta bitrem alegou não ter visto as duas pessoas na via. Ambas foram atropeladas pela caçamba e morreram no local (foto: Corpo de Bombeiros de Araxá / Divulgação)

Incêndio no Parque do Cristo

Por volta de 18h45, em uma área verde localizada em volta do Parque do Cristo, importante ponto turístico e cartão postal da cidade, o Corpo de Bombeiros foi novamente acionado para conter outro incêndio.

O fogo queimou mais de três hectares no local e as causas são desconhecidas. Com uso de mochilas costais, abafadores e cerca de mil litros de água, os bombeiros debelaram as chamas.

De acordo com os militares, o terreno acidentado e a mata fechada em alguns pontos dificultaram o combate nesta área.

Ainda na mesma noite, por volta de 19h55, outra guarnição foi designada para combater foco de chamas em área próxima à sede de uma empresa de varejo. Porém, quando os bombeiros chegaram ao local, devido às chamas estarem pequenas, elas foram contidas rapidamente.




Na terça-feira (20/7), um incêndio de grandes proporções já havia queimado uma área de pastagens, plantações e preservação ambiental, equivalente a 20 campos de futebol em Araxá.

Três hectares de área verde foram atingidos pelas chamas na região do Parque do Cristo, em Araxá (foto: Redes Sociais)

audima