Após ficar um dia sem vacinar contra a COVID-19 o público por faixa etária com a 1ª dose, já que estas doses haviam acabado na última quarta-feira (21/7), Araxá, na Região do Alto Paranaíba, retomou a vacinação de pessoas com 41 anos, sem comorbidades, nesta sexta-feira (23/7).
O município recebeu da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul nesta quinta-feira (22/7) 3.821 imunizantes, que foram enviados pelo estado, sendo 3.021 para a primeira dose e 800 para a segunda.
Com as novas vacinas à disposição, a Secretaria Municipal de Saúde contemplará ainda pessoas com 40 anos no sábado (24/7) e de 39 anos na próxima segunda-feira (26/7).
Além do público de 41 anos, a imunização da 1ª dose contra o novo coronavírus nesta sexta-feira (23/7) abrange também trabalhadores da indústria e construção civil, com a mesma faixa etária e os grupos já contemplados. Também acontece nesta sexta-feira a vacinação da 2ª dose de pessoas, de acordo com os seus cartões de vacina.
Segundo a Secretaria de Saúde de Araxá, após o fim do estoque enviado pelo governo estadual, a cidade precisou suspender nesta quarta-feira (21/7), temporariamente, a aplicação da 1ª dose da vacina contra COVID-19 para novos grupos etários e trabalhadores de indústrias e construção civil.
Leia Mais
Setor alimentício de Araxá passará por curso para atender presencialmenteCom 80%, taxa de ocupação de leitos UTI/COVID de Araxá volta a preocuparTrês focos de incêndio são registrados em 24 horas em AraxáCOVID-19: Araxá volta a vacinar e convoca grupo de 38 anos para se imunizarAraxá suspende novamente vacinação contra COVID e cobra Governo de MinasAraxá promete novo projeto para substituir loteamento popular frustradoSegundo a Secretaria de Saúde de Araxá, após o fim do estoque enviado pelo governo estadual, a cidade precisou suspender nesta quarta-feira (21/7), temporariamente, a aplicação da 1ª dose da vacina contra COVID-19 para novos grupos etários e trabalhadores de indústrias e construção civil.
Diante desta suspensão, a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, considerou que a distribuição das doses feita pelo estado não é "justa".
“A última remessa entregue pelo estado é uma constatação da forma desproporcional que os imunizantes estão sendo destinados. Cobramos novamente nesta semana da Secretaria Estadual de Saúde e estamos aguardando a correção”, afirmou.
“A última remessa entregue pelo estado é uma constatação da forma desproporcional que os imunizantes estão sendo destinados. Cobramos novamente nesta semana da Secretaria Estadual de Saúde e estamos aguardando a correção”, afirmou.
Segundo o Vacinômetro atualizado de Araxá, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira (22/7), a cidade recebeu 74.685 doses da vacina contra a COVID-19. Destas foram aplicadas 66.847 doses, sendo 1ª dose: 46.002; 2ª dose: 16.157 e dose única: 4.688.
Desde o início da pandemia já foram contabilizados em Araxá 13.762 casos positivos da doença, sendo que destes 223 pessoas morreram e 13.171 se recuperaram.
Neste momento, conforme o último boletim epidemiológico, a taxa de ocupação da UTI/COVID da cidade está em 65% e a de enfermaria/COVID em 34%.