Em seis meses, a vacinação contra a COVID-19 em Uberlândia atingiu metade da população com pelo menos uma dose de imunizantes aplicados. Até nesta segunda-feira (26/7), 351,6 mil pessoas do município do Triângulo Mineiro começaram a imunização contra o coronavírus ou receberam a vacina de dose única.
As primeiras vacinas contra a doença foram aplicadas em Uberlândia em 19 de janeiro. De lá para cá, 334,4 mil pessoas tomaram a primeira dose e outras 17,2 mil receberam vacina de dose única, estando imunizadas.
Somadas, as quantidades de vacinados correspondem a 50,22% de toda a população de Uberlândia, que hoje é estimada em 700 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade ainda tem 118,6 mil pessoas que já receberam as duas doses de vacinas contra a COVID-19. O que equivale a quase 17% da população local.
Nesse momento, a cidade vacina pessoas com idades entre 35 e 39 anos e já abriu cadastro para o público geral de mais de 29 anos, além de seguir com vacinação de outros grupos prioritários.
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 478,5 mil unidades de vacinas e até agora aplicou 98,3% desse total. Os grupos que mais foram vacinados são o dos idosos, seguido das pessoas com comorbidades e público geral com idades entre 40 e 49 anos.
Resultados da vacinação em Uberlândia
Com os seis primeiros meses da imunização, Uberlândia conseguiu reduzir para 16% as taxas de internação e para 36% as de mortalidade dos idosos.“Todos os imunizantes são aprovados pela Anvisa e passaram por rigorosos testes para comprovar sua eficácia e seu perfil de segurança. Boa parte dos idosos recebeu a vacina do laboratório Butantan (CoronaVac) e hoje podemos perceber o quanto foi importante no impacto para a sociedade”, disse a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.