Jornal Estado de Minas

A PARTIR DE HOJE

Veja os novos endereços em Contagem para CadÚnico e Bolsa Família

A partir desta segunda-feira (26/7), cinco novos endereços estarão disponíveis para que moradores de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possam fazer o cadastro ou atualizar informações no CadÚnico - que dá acesso a todos os programas sociais do Governo Federal - e Bolsa Família.




 
A ideia da prefeitura é facilitar o acesso da população e evitar aglomerações nos espaços onde ainda continuam sendo feitos os cadastros, como na região central e nos Centros de Referência de Assistência Social em algumas regiões.
 
CadÚnico é um dos mais importantes instrumentos para a identificação de famílias de baixa renda, que permite mapeamento mais adequado à realidade do perfil socioeconômico desse público.
 
Ainda que seja usado para os benefícios federais, costuma também ser o principal requisito para a distribuição de bolsas assistenciais, kit merenda e outros benefícios em Estados e municípios.




 
Já o Bolsa Família é o programa de assistência social que prevê pagamentos de valores diferenciados para famílias com filhos e sem filhos.
 
Em Contagem, cerca de 27 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família e 38.667 possuem Cadastro Único atualizados no município.
 
A ideia é ampliar ainda mais o acesso descentralizado para as demais regionais da cidade, mas isso só será possível após a redução do número de casos de COVID-19.

Veja os locais em Contagem