O estoque de vacinas contra a COVID-19, destinadas à primeira dose, em Governador Valadares mais uma vez se esgotou no meio de um dia de vacinação. Como o público-alvo para receber essas doses previstas para segunda-feira (26/7) era acima de 28 anos, a procura foi intensa.
nas redes sociais, na sexta-feira (23/7).
A prefeitura lamentou o fato de as vacinas terem se esgotado em alguns postos de saúde logo pela manhã, mas isso era uma hipótese, conforme alerta feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Segundo a SMS, na última semana, Valadares recebeu cerca de 6.300 doses de vacina contra a COVID-19, que foram aplicadas em pessoas com idade a partir de 28 anos.
“Assim como em outras cidades de Minas, as primeiras doses de vacina contra a COVID-19 estão acabando. Em alguns postos a vacinação, nesta segunda-feira (26/7), foi encerrada nas primeiras horas de atendimento”, informou a SMS.
A vacinação para esse público-alvo será retomada assim que a Secretaria de Estado de Saúde enviar novas remessas de vacina, de acordo com a SMS, que esclareceu também que a aplicação de segundas doses continua acontecendo normalmente para as pessoas que estão dentro do prazo de vacinação.
Gestantes e puérperas
A partir desta terça-feira (27/7), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há, no máximo, 45 dias) poderão realizar intercambialidade de doses das vacinas contra a COVID-19.
Essa intercambialidade, de acordo com a SMS, significa que essas mulheres que tomaram a vacina da AstraZeneca na primeira dose vão poder completar o esquema vacinal com outro imunizante.
A secretaria informou que a aplicação de doses de AstraZeneca neste público está suspensa por medida de precaução a efeitos adversos desde o mês de março.
As vacinas ofertadas a gestantes e puérperas serão da Pfizer ou CoronaVac, nas Unidades de Saúde que estão fazendo vacinação contra a COVID-19. A ação é respaldada pela Nota Técnica nº 06/2021 enviada pelo Ministério da Saúde.