A população de Patos de Minas já pode se cadastrar para a fila da "xepa da vacina". A lei foi publicada no Diário Oficial do Município e regulamenta a destinação de sobra de unidades dos imunizantes a outros públicos se houver risco de desperdício. É preciso fazer cadastro para poder receber essas doses.
LEIA TAMBÉM: Minas recebe mais de 443 mil vacinas nesta terça (27/7)
LEIA TAMBÉM: Minas recebe mais de 443 mil vacinas nesta terça (27/7)
O excedente da vacina, quando houver, será aplicado de acordo com fila on-line formada por meio dos cadastros. A lista com a relação dos inscritos seguirá a ordem cronológica de cadastramento, sendo divulgada diariamente no site da prefeitura para que o cidadão conheça sua posição e possa se programar.
Leia Mais
Uberaba lança programa pós-COVID para moradores com sequelas da doençaMinas registra 32 mortes por COVID-19 em 24h nesta terça-feiraBH confirma primeiros casos da variante Delta em viajantes do Reino UnidocoronavirusmgGoverno de Minas contrata médicos em BH e em Patos de Minas; confira“É importante ressaltar que o cadastramento não garante a vacinação. Para que isso ocorra, é necessário que haja sobra de doses no fim do dia e risco de desperdício”, explicou a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta.
LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida
O cadastro está aberto para pessoas acima de 18 anos. Quem completa essa idade em 2021 pode cadastrar-se, no entanto, se for convocada para vacinação com doses remanescentes, a pessoa deverá ter 18 anos completos.
Havendo sobras de unidades de vacinas, será feito contato com o número de telefone informado no cadastro. A lei determina que a pessoa tem o prazo máximo de 15 minutos para se deslocar até o ponto de vacinação.
Caso não compareça dentro desse período de tempo, perderá sua vez. Contudo, é possível realizar novo cadastro.
LEIA TAMBÉM: Hackers invadem sistema da Prefeitura de Patos de Minas
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.