O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, liberou, a partir desta terça-feira (27/7), o funcionamento de saunas dentro de clubes e de bares e restaurantes madrugada afora. As medidas fazem parte de um novo decreto que prevê flexibilizações pela cidade do Sul de Minas.
Leia Mais
Asilo em Pouso Alegre confirma 20 casos de COVID em idosos, com duas mortesPouso Alegre vacina pessoas com 42 anos e caminhoneiros acima de 35Pouso Alegre: PM prende quadrilha que fez reféns em galpãoThomaz Green Morton é investigado por suspeita de cárcere privado de mulherPouso Alegre amplia vacinação contra a COVID para pessoas com 41 anosSegundo a prefeitura, as mudanças levam em consideração a redução no números de casos confirmados de COVID-19 e de internações, além do avanço da vacinação.
Confira outras mudanças:
- retira a obrigatoriedade de os estabelecimentos públicos e privados adotarem horário epecial para atendimento exclusivo aos grupos de risco
- volta da gratuidade do transporte público para pessoas com mais de 60 anos em todos os períodos do dia
- revogada a determinação de isolamento social para maiores de 60 anos, gestantes, lactantes até 6 meses e portadores de doenças respiratórias crônicas (esse público só podia sair para trabalhar ou fazer atividades estritamente necessárias)
O novo decreto, assinado nesta terça (27/7), considera que “as medidas de restrição e prevenção sanitárias devem ser revistas periodicamente, podendo ser reduzidas ou ampliadas, utilizando-se critérios de razoabilidade e proporcionalidade, de acordo com a evolução da pandemia da COVID-19 e conforme as orientações dos órgãos competentes”.
COVID-19 em Pouso Alegre
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 22.857 casos e 439 mortes em decorrência da doença. O boletim mais recente, referente a sexta-feira (23/7), aponta que 495 pessoas estavam em acompanhamento em Pouso Alegre e 21.923 já tinham se recuperado da COVID-19.
Entre os dias 16 e 23 de julho, o município registrou queda de casos e internações, mas alta de mortes. Ao todo, 457 moradores foram infectados pelo vírus nesse período, contra 561 casos entre os dias 9 e 16 de julho. Já o número de mortos mais do que dobrou em sete dias. Foram 17 óbitos, contra sete da semana anterior.
A ocupação hospitalar segue em queda em Pouso Alegre. Dos 92 leitos clínicos destinados ao tratamento da doença, 39 estão com pacientes (42%). E dos 57 leitos UTI exclusivos COVID, 32 estão ocupados (56%). Ao todo, 71 pessoas estão internadas no município – sendo 39 moradores e 32 pacientes de cidades vizinhas.
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)