A Prefeitura de Unaí, no Noroeste do Estado, autorizou nesta quarta-feira (28/7) a retomada das atividades presenciais em escolas, exceto creches. No decreto, publicado no Diário Oficial, as instituições de ensino devem apresentar um plano para combater a COVID-19 nos espaços.
Ainda que os números da pandemia na cidade não estejam reduzindo, o que pode motivar até mesmo o fechamento de bares e restaurantes, a prefeitura considera que há uma necessidade "evidente" do retorno das atividades sociais das crianças.
Ensino fundamental, médio e técnico podem retornar as atividades presenciais a partir do dia 2 de agosto. A exceção vale para as creches, que ainda não têm data para a reabertura.
Além das regras básicas de distanciamento social (1,5m) e disponibilização de álcool em gel em todos os espaços, a prefeitura pede para que as escolas cumpram, na íntegra, o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, do governo federal, e também apresentar um Plano de Contigência Escolar.
Esse documento, que deve descrever todas as medidas que serão tomadas para combater o coronavírus, deve ser apresentado ao Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 (COES).
"O retorno às aulas presenciais é decisão facultativa dos pais e responsáveis ou do aluno maior de idade", diz trecho do decreto. Quem quiser voltar às escolas deve assinar uma Declaração de Opção ao Retorno de Atividade Presencial, em que assume o risco que pode ficar doente.
Após o dia 2 de agosto, equipes da Secretaria de Saúde vão fazer um monitoramento constante dos casos de COVID-19 e lotação de leitos de Unidade de Terapia Intenstiva (UTI) para avaliar se é possível continuar com o plano.
No último boletim divulgado pela prefeitura, Unaí tem 11.957 casos confirmados (32 novos registros em relação ao dia anterior). Ao todo, 209 pessoas morreram.
A vacinação está paralisada aguardando envio de novas doses. Apenas a segunda dose da AstraZeneca está sendo aplicada.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.