Jornal Estado de Minas

ONDA DE FRIO

Cem vagas para acolhimento de moradores de rua são abertas em Uberlândia

Rede de acolhimento de pessoas em situação de rua em Uberlândia abriu 100 novas vagas temporárias para receber mais pessoas devido à onda de frio esperada para esta quarta-feira (28/7) e que pode durar pelo menos mais dois dias.



LEIA TAMBÉM: Minas ''congela'' e Belo Horizonte apela para a solidariedade

De acordo com o município, a ronda social também seguirá atendendo em plantão até meia-noite.

A ampliação momentânea foi possível com a disponibilização de novas vagas junto às parceiras e a preparação de um novo local, no Bairro Chácaras Panorama, por parte da Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).

Tanto neste novo espaço quanto nos abrigos subvencionados, pessoas em situação de rua têm alimentação, dormitórios, cobertores, agasalhos e banhos. Também são oferecidos durante o plantão caldo quente, agasalho e kit de higiene pessoal.




Além do abrigo temporário, em Uberlândia há quatro espaços subvencionados pelo município e que oferecem 150 vagas. A ronda social pode ser solicitada por telefone, pelo número (34) 99946-0373.

“Temos uma determinação de reforçarmos estes serviços, por causa desta época de frio intenso, para atender da melhor forma a população de rua. Todas as pessoas que precisarem serão atendidas”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques.

A chegada de uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar, pode derrubar as temperaturas e provocar novas geadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, com base nas informações geradas pelo Sistema Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM), alerta para frio intenso na região entre os dias 28 de julho a 1º de agosto, tendo como dias críticos em termos de menores temperaturas os dias 29 e 30 de julho, com mínimas entre -2°C e -5°C.

audima