O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou novo conselho geral com a categoria, na manhã desta quarta-feira (28/7), e decidiu entrar em greve sanitária por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (2/8).
O sindicato destaca que a greve será realizada nas regiões onde houver a convocação presencial, mas o ensino remoto continuará a ser prestado aos estudantes.
Leia Mais
Técnicos-administrativos da UFJF iniciam greve sanitária nesta quinta (15)Professores definem se haverá greve sanitária em Minas nesta quartaSindicato dos professores de Minas Gerais vai convocar greve sanitáriaProfessores começam greve sanitária na educação infantil em BHTrabalhadores estaduais da saúde fazem assembleia nesta quinta (23/9) em BHJustiça suspende greve sanitária dos professores em MinasSindicato dos professores mantém greve sanitária em MinasBH volta a ter queda em todos os indicadores da COVID-19 nesta quartaPrefeito dança e usa camisa em apoio a comunidade LGBTQIA+ ao se vacinarProfessor da UFOP coordena edição de revista científica suíça sobre cervejaIpatinga realiza drive-thru para vacinar pessoas de 32 anosEntre 12 e 17 julho, o sindicato deflagrou uma greve sanitária "em defesa da vida".
"Após o recesso escolar e, sem realizar nenhuma mudança na estrutura das escolas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) manteve o posicionamento, e as aulas presenciais serão retomadas de forma híbrida", informou a categoria.
A paralisação também será aplicada nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e Órgão Central, com a manutenção do trabalho remoto.
O outro lado
Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria para a próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, ''mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o fim do recesso escolar, no próximo dia 3 de agosto''.
A SEE/MG reforça que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
"Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade", informou por nota.