A Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas conveniado SUS, anunciou nesta quarta-feira (28/7, que adotou um plano de contingência e suspendeu parcialmente o atendimento pelo Sistema Único de Saúde em seu pronto-socorro, devido à superlotação.
De acordo com nota divulgada pela Santa Casa de Montes Claros, a demanda de pacientes em busca de atendimento na unidade hospitalar está "muito superior à capacidade instalada". Segundo a unidade, são 94 pacientes do SUS em marcas em seu pronto-socorro em outros setores do hospital, aguardando vagas para internação em enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Leia Mais
Santa Casa de Montes Claros recorre à arte para humanizar ambiente hospitalarSanta Casa de Montes Claros desmente falta de anestésicos para cirurgiasProjeto promete criar novas vagas e desafogar o atendimento na Santa Casa de Montes Claros Bandidos furtam imagem de bronze de Jesus de cemitério em Montes ClarosVídeo que mostra ala de COVID-19 vazia não é de hospital de BH A instituição diz que, ao acionar o plano de contingência de nível 3, passou atender somente casos de emergência ou de doenças em que o hospital é referência para o tratamento.
De acordo com informações do hospital, a média de atendimento do seu pronto socorro é de 144 pacientes por dia.
A Santa Casa explicou que a superlotação não está relacionada aos leitos hospitalares destinados ao atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus (COVID-19).