Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, não registrou morte por COVID-19 nesta quarta (28/7), informou a prefeitura pelas redes sociais. Por ironia, justamente no mesmo dia, o município suspendeu a campanha de vacinação com a primeira dose por falta de estoque.
"A partir de amanhã (quinta, 29/7), o município de Juiz de Fora aplicará exclusivamente as segundas doses. O motivo dessa decisão é que o Ministério da Saúde não tem entregado as doses destinadas à primeira dose", disse Ana Pimentel, secretária Municipal de Saúde.
Ela lembrou que o problema também se estende a outras prefeituras.
Juiz de Fora vacinou 329.846 pessoas com a primeira dose. Ao mesmo tempo, 148.064 moradores completaram o esquema de imunização ou receberam a injeção única da Janssen (Johnson & Johnson).
O município totaliza 41.208 casos confirmados da doença e 1.864 mortes por COVID-19.
A cidade tem a quarta maior população do estado, atrás apenas de Contagem (Grande BH), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e a capital.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.