Circula nas redes sociais um vídeo de médicos e enfermeiros celebrando o que seria o esvaziamento da ala de COVID-19 do Hospital São Lucas, em BH. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade, o conteúdo não se refere à unidade hospitalar da capital mineira.
Leia Mais
Santa Casa de Montes Claros suspende parcialmente atendimento ao SUSDoações de córnea caem na Santa Casa de BH e afetam transplantesProjeto da Santa Casa de Patos de Minas é apresentado oficialmentecoronavirusbhMG: número de pacientes à espera de UTI é seis vezes menor que o de junhoJulho consolida trimestre de alívio da COVID-19 em MG e em Belo HorizonteSuposto abatedouro clandestino e insalubre é interditado em BicasRompimento de adutora mobiliza bombeiros em Barbacena"É falsa a informação que circula nas redes, afirmando que o “Hospital São Lucas-PUC BH” (que não existe) conseguiu zerar os atendimentos aos pacientes com COVID-19", informou a instituição.
"Os atendimentos aos pacientes infectados com o novo coronavírus continuam sendo realizados na unidade".
Nesta quinta (29/07), o São Lucas conta com 22 leitos de enfermaria e 10 de CTI, exclusivos para os casos de COVID-19. As taxas de ocupação são de 59% e de 30%, respectivamente.
Porém, segundo mostrou o Estado de Minas no último dia 17, os hospitais e UPAs de BH já registram queda no número de pacientes com a doença com o avanço da campanha de vacinação.
Nos hospitais da Santa Casa, por exemplo, já houve redirecionamento de camas da ala de COVID-19 para outras partes das unidades para dar andamento ao atendimento de outros pacientes.
Conforme o boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura publicado nesta quarta (28/7), 57,7% dos leitos de UTI estão em uso nos hospitais das redes pública e privada em BH.
Essa é a menor taxa de todo o ano de 2021, exatamente a mesma anotada nessa segunda (26/7). A situação continua mais grave na rede SUS, onde 74,7% das camas estão em uso.
Na rede suplementar, o índice é de 41%, segundo o documento oficial.
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?