A nova onda de frio intenso chegou em Minas Gerais. E as temperaturas ainda vão cair mais. Nesta quinta-feira (29), a menor temperatura do estado foi de -1,4°C, registrada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA TAMBÉM: Onda de frio faz Uberlândia ter segundo dia mais gelado de 2021
LEIA TAMBÉM: Onda de frio faz Uberlândia ter segundo dia mais gelado de 2021
Não houve confirmações de geada nessa primeira manhã da passagem da massa de ar polar. O motivo é o tempo ainda úmido, por causa da passagem da frente fria que trouxe pequena quantidade de chuva, e o vento forte.
De acordo com a meteorologista do Inmet Anete Fernandes, a madrugada de sexta-feira (30) terá o auge de frio dessa nova onda. A mínima prevista para localidades como Maria da Fé e Monte Verde, ambas na Serra da Mantiqueira, será de -4°C.
As condições do tempo, de céu limpo e menos vento, tornam possível a formação de geada em diversas áreas, até mesmo em municípios que atingirem temperaturas próximas dos 5°C. (Veja lista abaixo de mais de 150 cidades onde poderá ocorrer geada de moderada a forte, segundo a Defesa Civil do estado).
Leia Mais
Consumo de água por habitante em Uberlândia, em julho, é o maior do anoMulher encontra carteira com cartão e senha. Saca R$ 3 mil e vai presaNo Triângulo Sul, Frutal registra 3ºC e deve chegar a 2ºC nesta sexta-feiraFrio: BH aciona plano de contingência para pessoas em situação de ruaGuarda-chuva vira saco de dormir para moradores de rua; saiba como doarMorre 'Mamãe Noel de Araxá' e prefeitura decreta luto oficial de três diasA meteorologista do Inmet afirma que esse novo episódio de frio chegou com intensidade moderada a forte. "Algo nos moldes do que aconteceu no último dia 20 de julho", aponta Anete.
Na semana passada, a mínima no Sul de Minas, medida nas estações do Inmet, foi de -5°C, em Maria da Fé. Houve registro de -10°C em estação meteorológica particular em ponto isolado da Serra da Mantiqueira, em Delfim Moreira.
LEIA TAMBÉM: Entenda por que a onda de frio em Minas vai deixar alimentos mais caros
Na semana passada, a mínima no Sul de Minas, medida nas estações do Inmet, foi de -5°C, em Maria da Fé. Houve registro de -10°C em estação meteorológica particular em ponto isolado da Serra da Mantiqueira, em Delfim Moreira.
LEIA TAMBÉM: Entenda por que a onda de frio em Minas vai deixar alimentos mais caros
A nova onda de frio chegou de maneira diferente à da semana passada. Primeiro veio uma frente fria, trazendo umidade e pouca quantidade de chuva. “Com o avanço da frente fria, a massa de ar frio veio na retaguarda, fazendo com que as temperaturas continuassem declinando", explica Anete Fernandes.
O frio intenso desta sexta-feira irá atingir toda a região do Sul de Minas, Campo das Vertentes, Sudoeste Mineiro até parte do Triângulo. A queda brusca das temperaturas também chega a outras partes do estado, incluindo a Região Central.
Prefeitura oferece hospedagem em hotel para moradores de rua
Os alertas de frio extremo, com possibilidade de geadas, foram emitidos pelo Inmet a órgãos municipais das regiões que estão sob a influência do fenômeno. A Defesa Civil também fez alertas para que medidas de proteção sejam adotadas nos municípios para proteção de pessoas em situação de rua, idosos e crianças.
Prefeituras do Sul de Minas anunciaram que vão aumentar a busca ativa por pessoas em situação de rua para serem levadas para os abrigos municipais.
Prefeituras do Sul de Minas anunciaram que vão aumentar a busca ativa por pessoas em situação de rua para serem levadas para os abrigos municipais.
A prefeitura de Itanhandu publicou em seu site e nas redes sociais que está oferecendo hospedagem para os moradores de rua um em um hotel da cidade.
O comunicado alerta que o frio intenso, com temperaturas entre 5°C e -5°C, pode seguir até o dia 4 de agosto.
O comunicado alerta que o frio intenso, com temperaturas entre 5°C e -5°C, pode seguir até o dia 4 de agosto.
Prejuízos na agricultura
Os agricultores do Sul de Minas contabilizam prejuízos provocados pelas geadas da semana passada e a nova onda de frio poderá ampliar os danos causados nas lavouras.
Engenheiro agrônomo da Emater, Orlando Régis orienta o que pode ser feito pelos agricultores para tentar evitar tantos estragos.
Engenheiro agrônomo da Emater, Orlando Régis orienta o que pode ser feito pelos agricultores para tentar evitar tantos estragos.
“O que o produtor pode fazer é a proteção de sua lavoura, que pode ser de maneira física, com a construção de túneis ou estufas, que já existem no mercado. Outra opção é usar tambor para produção de calor, colando fogo em pó de serragem e espalhando pela área de cultivo, evitando a formação de geada nesses locais”, explica o agrônomo.
No extremo Sul de Minas há grande produção de morango e hortaliças. Outra parte da região tem as vastas plantações de café e frutas. São milhares de produtores ainda contabilizando os prejuízos das geadas da semana passada.
Geadas até segunda-feira, dia 02
A expectativa, segundo o Inmet, é que as geadas ocorram no Sul de Minas até a próxima segunda-feira (2/08). As temperaturas mínimas começam a subir já no sábado (31), quando ainda está previsto -1°C na região.
Nesta semana, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou alerta de que mais de 150 municípios, sendo a maioria do Sul de Minas, serão afetados com temperaturas mínimas negativas, com geada de moderada a forte intensidade. Confira a lista:
- Aguanil
- Aiuruoca
- Alagoa
- Albertina
- Alfenas
- Alterosa
- Andradas
- Andrelândia
- Antônio Carlos
- Arantina
- Areado
- Baependi
- Bandeira do Sul
- Barbacena
- Barroso
- Belmiro Braga
- Bias Fortes
- Boa Esperança
- Bocaina de Minas
- Bom Jardim de Minas
- Bom Repouso
- Bom Sucesso
- Borda da Mata
- Botelhos
- Brazópolis
- Bueno Brandão
- Cabo Verde
- Cachoeira de Minas
- Caldas
- Camanducaia
- Cambuí
- Cambuquira
- Campanha
- Campestre
- Campo Belo
- Campo do Meio
- Campos Gerais
- Cana Verde
- Carandaí
- Careaçu
- Carmo da Cachoeira
- Carmo de Minas
- Carrancas
- Carvalhópolis
- Carvalhos
- Caxambu
- Conceição da Barra de Minas
- Madre de Deus de Minas
- Maria da Fé
- Conceição das Pedras
- Conceição do Rio Verde
- Conceição dos Ouros
- Congonhal
- Consolação
- Coqueiral
- Cordislândia
- Coronel Xavier Chaves
- Córrego do Bom Jesus
- Cristina
- Cruzília
- Delfim Moreira
- Divisa Nova
- Dom Viçoso
- Dores de Campos
- Elói Mendes
- Espírito Santo do
- Dourado
- Estiva
- Ewbank da Câmara
- Extrema
- Fama
- Gonçalves
- Guaxupé
- Heliodora
- Ibertioga
- Ibitiúra de Minas
- Ibituruna
- Ijaci
- Inconfidentes
- Ingaí
- Ipuiúna
- Itajubá
- Itamonte
- Itanhandu
- Itapeva
- Itumirim
- Itutinga
- Jacutinga
- Jesuânia
- Juiz de Fora
- Juruaia
- Lagoa Dourada
- Lambari
- Lavras
- Liberdade
- Lima Duarte
- Luminárias
- Machado
- Marmelópolis
- Minduri
- Monsenhor Paulo
- Monte Belo
- Monte Sião
- Munhoz
- Muzambinho
- Natércia
- Nazareno
- Nepomuceno
- Olaria
- Olímpio Noronha
- Ouro Fino
- Paraguaçu
- Paraisópolis
- Passa Quatro
- Passa Vinte
- Pedralva
- Pedro Teixeira
- Perdões
- Piedade do Rio Grande
- Piranguçu
- Piranguinho
- Poço Fundo
- Poços de Caldas
- Pouso Alegre
- Pouso Alto
- Prados
- Resende Costa
- Ressaquinha
- Ribeirão Vermelho
- Rio Preto
- Ritápolis
- Santa Bárbara do Monte Verde
- Santa Cruz de Minas
- Santa Rita de Caldas
- Santa Rita do Ibitipoca
- Santa Rita do Jacutinga
- Santa Rita do Sapucaí
- Santana da Vargem
- Santana do Garambéu
- Santo Antônio do Amparo
- Santos Dumont
- São Bento Abade
- São Gonçalo do Sapucaí
- São João da Mata
- São João del Rei
- São José do Alegre
- São Lourenço
- São Sebastião da Bela Vista
- São Sebastião do Rio Verde
- São Tiago
- São Tomé das Letras
- São Vicente de Minas
- Sapucaí-Mirim
- Senador Amaral
- Senador José Bento
- Seritinga
- Serrania
- Serranos
- Silvianópolis
- Soledade de Minas
- Tiradentes
- Tocos do Moji
- Toledo
- Três Corações
- Três Pontas
- Turvolândia
- Varginha
- Virgínia
- Wenceslau Braz