Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (29/7) autorizou a concessão do Aeroporto da Pampulha, na região homônima de Belo Horizonte, por parte do Governo de Minas. O aval foi dado pelo Ministério da Infraestrutura em conjunto com a Secretaria Nacional de Aviação Civil.
A portaria foi assinada pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. O documento virtual permite que o processo de concessão do Aeroporto da Pampulha siga por parte do governo mineiro, a quem a União delegou a exploração do terminal em junho de 2020.
Leia Mais
Governo de Minas inicia processo de concessão do aeroporto da PampulhaEstado divulga edital para estudos de gestão do aeroporto da PampulhaInfraero transfere Aeroporto da Pampulha da União para o estado de Minas GeraisVídeo: avião com problema no trem de pouso fecha Aeroporto da PampulhaEdital para concessão do Aeroporto da Pampulha, em BH, é publicadoNovo aliado: bombeiros de MG reforçam frota e inauguram aviãoAlém disso, a operação deverá gerar o repasse de, aproximadamente, R$ 12 milhões para o estado.
Aeroporto de Confins
A concessão do Aeroporto da Pampulha, no entanto, não deve representar concorrência ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH. Isso porque o terminal da região metropolitana recebe voos nacionais e internacionais - todos comerciais - e é considerada base operacional de algumas companhias aéreas.
Já o Aeroporto da Pampulha deve seguir atuando nos moldes atuais, recebendo voos executivos e fretados. O terminal abriga diversos hangares de táxi aéreo e de manutenção, como o da Azul Linhas Aéreas. A estrutura do aeroporto tem capacidade para 2,2 milhões de passageiros por ano.
O leilão do terminal da capital mineira ainda não tem data para acontecer.