A consultora ambiental Frantsesca de Paula Ferreira, de 39 anos, conhecida como “Fran”, disse que vai pular da cama mais cedo nesta sexta-feira (30/7) para ir o quanto antes à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Angola, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A ansiedade é para não perder tempo e se vacinar logo contra a COVID-19. Chegou a vez dela e dos demais moradores betinenses dessa faixa etária.
LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida
A ansiedade é para não perder tempo e se vacinar logo contra a COVID-19. Chegou a vez dela e dos demais moradores betinenses dessa faixa etária.
LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida
A expectativa é que mais de cinco mil moradores sejam imunizados. A vacinação ocorrerá nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 10h às 17h.
Fran contou que estava monitorando todos os dias a chamada da prefeitura e a alegria de se vacinar se mistura a um outro sentimento, de pesar, pois o primo, de 33 anos, não teve a mesma oportunidade e está desde o início desta semana intubado devido à complicações do novo coronavírus.
Leia Mais
Veja vídeo: três policiais agridem jovem com socos e golpes de casseteteAcabou o mistério! Vaca Anastácia é encontrada após uma semana de buscasFrio pode bater recorde no Brasil e em Minas nesta madrugada; confiracoronavirusmgBH registra menor ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 em todo o anoEla reforça a importância da imunização nesta pandemia. “Se a vacina tivesse chegado mais rápido, se ele tivesse sido vacinado, ele não estaria nessa situação. Ele não tem nenhuma comorbidade, ele não fuma, mas, infelizmente, precisou ser intubado. É importante todos se vacinarem”.
A prefeitura aguarda a chegada de novos lotes de imunizantes para avançar a vacinação para outras faixas etárias.
O público de 39 anos pode se dirigir à UBS de sua referência e apresentar um documento de identidade com foto, o Cartão SUS, o cartão de vacinação e um comprovante de endereço.
Quem tomou a vacina contra a gripe nos últimos dias deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para receber a dose contra a COVID-19.
Paralelamente, segue, também, a aplicação da primeira dose aos trabalhadores industriais. A imunização da categoria está sendo realizada de forma gradativa e os profissionais devem aguardar o comunicado da empresa com os detalhes de dia, horário e local em que eles receberão a vacina.
Para este público não é necessário comprovar residência na cidade, mas vínculo empregatício com a empresa situada em Betim.
Além disso, a aplicação da segunda dose também segue no calendário desta semana. De acordo com o cronograma, nos próximos dias, recebem a segunda dose pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Para receber a dose 2, o cidadão deverá se dirigir ao mesmo local onde recebeu a primeira, portando o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose e um documento de identidade com foto.
Cronograma da vacinação contra a COVID-19 em Betim
População em geral - pessoas com 39 anos:
População em geral - pessoas com 39 anos:
- Sexta-feira (30/7)
- Local: 36 Unidades Básicas de Saúde
- Horário: das 10h às 17h
Trabalhadores industriais:
Conforme agendamento realizado pela secretaria municipal de Saúde com as empresas. Trabalhador receberá comunicado
Segunda dose:
Conforme a data aprazada no cartão de vacina: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e outros
- Locais: onde recebeu a primeira dose
- Betim Shopping - avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 1.655, bairro Ingá
- Cerest - avenida Solimões, 444, bairro Brasileia
- Nas 36 Unidades Básicas de Saúde
- Horário: das 8h às 17h
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.