Após avaliação do andamento da pandemia de COVID-19 em Unaí, no Noroeste do estado, a prefeitura da cidade decidiu endurecer algumas regras para donos de bares e restaurantes.
A medida foi tomada após a constatação, em vários finais de semana seguidos, de derespeito às normas de controle da pandemia.
A partir desta quinta-feira (29/7), os estabelecimentos devem começar a fechar as portas às 23h30, para que, até meia-noite, todo o estabelecimento esteja vazio, sem qualquer cliente.
A ocupação máxima de mesas agora será de apenas quatro pessoas, mesmo que existam outras da mesma família ao lado. É proibida também a "junção" das mesas. O distanciamento entre elas deve ser de 2 metros.
O Selo de Segurança, uma espécie de autorização dada pela prefeitura depois que os donos de bares e restaurantes enviam o plano de combate ao coronavírus, com capacidade máxima e medidas de segurança sanitária tomadas, é obrigatório e deve ser colocado em local visível pela equipe de fiscalização.
Os funcionários e colaboradores também devem fazer um "Curso de Capacitação de Enfrentamento ao COVID-19", oferecido gratuitamente pela prefeitura.
Leia Mais
Veja vídeo: três policiais agridem jovem com socos e golpes de casseteteAcabou o mistério! Vaca Anastácia é encontrada após uma semana de buscasFrio pode bater recorde no Brasil e em Minas nesta madrugada; confiracoronavirusmgOs funcionários e colaboradores também devem fazer um "Curso de Capacitação de Enfrentamento ao COVID-19", oferecido gratuitamente pela prefeitura.
A música ao vivo, liberada há quase um mês, pode voltar a ser proibida se as equipes flagrarem situações irregulares.
O estabelecimento que descumprir alguma das regras será multado em até R$ 19.700, terá o alvará de funcionamento cassado e será interditado.
Avanço da COVID-19
As novas deliberações começam a valer um dia depois que a cidade confirmou a 210ª morte por COVID-19. O homem, de 69 anos, estava internado em um hospital privado e tinha histórico de diabetes e pressão alta.
A cidade tem 12.012 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, sendo 20 novos entre quarta e quinta-feira.
A cidade tem 12.012 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia, sendo 20 novos entre quarta e quinta-feira.
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deu uma leve reduzida nas últimas 24 horas. Dos 15 leitos disponíveis, 11 estão ocupados, sendo que a maior parte dos pacientes vem de outros municípios da região de Unaí.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.