Belo Horizonte teve um novo recorde de frio em 2021. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura foi de 6,3°C na estação meteorológica do Cercadinho, na Região Oeste de Belo Horizonte. Na Pampulha, o registro foi de 7,2°C. A máxima hoje deve ficar na casa dos 20°C.
Leia Mais
Frio agrava sofrimento da população de rua em BH: 'Nem cachaça faz dormir'Frio: BH aciona plano de contingência para pessoas em situação de ruaTemperatura pode chegar a 0ºC na Zona da Mata e Campo das VertentesBH tem novo alerta para umidade relativa do ar; confira Divinópolis tem a menor temperatura dos últimos 5 anosTemperatura desta sexta está entre as oito menores de BHObra de drenagem vai acabar com inundações no Vale do Sol, em Nova LimaCom frio recorde em BH, sensação térmica foi de -9°C na madrugadaJá Minas Gerais teve a segunda menor temperatura do ano registrada hoje. Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, marcou -4,5. O recorde ainda pertence ao dia 20, quando Maria da Fé teve -5°C.
Outras cidades mineiras também tiveram temperaturas abaixo de zero ou inferiores a 10°C nesta madrugada e início de manhã. Maria da Fé hoje teve 3,5 graus. Patrocínio teve 0,2°C, Bambuí, 0,5°C. Conceição das Alagoas teve frio de 0,9°C. Em Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a temperatura caiu para 1,3°C. Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, teve 3,8°C. São João del Rei teve 5,1°C. Patos de Minas, 5,3°C. Juiz de Fora, na Zona da Mata, marcou 5,6°C.
Como já era previsto há alguns dias, o resfriamento se deve à passagem de uma frente fria sobre o estado. “No fim de semana (a temperatura) sobe um pouco, mas continua frio. A perspectiva é chegar amanhã, dia 31, com mínima prevista de -1°C no Sul de Minas. Em Belo Horizonte, mínima de 8°C e 20°C a máxima, céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. Ainda tem geada no Sul até amanhã”, detalha o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
Segundo o especialista, a tendência é de que a massa de ar frio perca força ainda no fim de semana, com elevação das temperaturas no domingo (1º/8) e segunda-feira, com 9°C e 22°C na capital mineira. Já a mínima e máxima no estado devem ficar entre 2°C e 30°C.
"Geladeira"
A madrugada de ontem (29) foi de fortes rajadas de vento e termômetros registrando temperaturas abaixa de 10°C em 19 cidades, entre elas Ibirité e Brumadinho, que ficam na Região Metropolitana de Belo Horizonte (veja quadro), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na “geladeira” mineira, o destaque foi Monte Verde, no Sul de Minas, que registrou -1,4°C. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vários municípios também tiveram quedas bruscas de temperatura, e o recorde foi em Brumadinho, que marcou 7°C durante o período da noite.
Para hoje, a expectiva do Inmet já era de declínio de temperatura em todo o estado. “A previsão é que o frio seja muito intenso durante a madrugada (de ontem para hoje) e haja uma grande queda nos termômetros, que podem causar fortes geadas nessas regiões”, antecipou a meteorologista Anete Fernandes ao EM ontem.
(Com Gabriela Leão Silva - Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz)
(Com Gabriela Leão Silva - Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz)