A baixa temperatura registrada hoje (30/7) em Belo Horizonte, 6,3°C, a menor do ano, já chama a atenção, mas a sensação de frio foi ainda maior, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura mínima na capital mineira ocorreu na estação meteorológica do Cercadinho, que fica em um ponto alto da Região Oeste de Belo Horizonte.
Leia Mais
BH registra menor temperatura do ano nesta sexta-feiraFrio agrava sofrimento da população de rua em BH: 'Nem cachaça faz dormir'BH tem novo alerta e temperatura deve ficar em torno de 12°C nesta semanaFrio intenso dá trégua em BH nos próximos dias; confira a previsãoBH tem novo alerta para umidade relativa do ar; confira Divinópolis tem a menor temperatura dos últimos 5 anosObra de drenagem vai acabar com inundações no Vale do Sol, em Nova LimaNo momento em que os termômetros marcaram 6,3°C na madrugada desta sexta-feira, os ventos estavam a 50 quilômetros por hora no Cercadinho. Com isso, a sensação térmica era de -9°C, segundo o meteorologista.
Na Pampulha, onde o frio foi de 7,2°C, o vento era de 10 quilômetros por hora, provocando sensação térmica de 4°C.
O resfriamento se deve à passagem de uma frente fria sobre o estado. “No fim de semana (a temperatura) sobe um pouco, mas continua frio. A perspectiva é chegar amanhã, dia 31, com mínima prevista de -1°C no Sul de Minas. Em Belo Horizonte, mínima de 8°C e 20°C a máxima, céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. Ainda tem geada no Sul até amanhã”, detalha Azevedo.
Segundo o especialista, a tendência é de que a massa de ar frio perca força ainda no fim de semana, com elevação das temperaturas no domingo (1º/8) e segunda-feira, com 9°C e 22°C na capital mineira. Já a mínima e máxima no estado devem ficar entre 2°C e 30°C.
Ajuda à população de rua
Como o Estado de Minas mostra em sua edição de hoje, os sem-teto estão enfrentando o inverno rigoroso na capital sob cobertores finos e lona. O número de pessoas em situação de rua em BH é estimado em 8,8 mil pelo Projeto Polos de Cidadania, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Nessa quinta (29/7), com a previsão da nova queda de temperatura, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou um plano de contingência para tentar proteger essa parcela da população. As medidas vão desde a entrega de cobertores à disponibilização de uma linha de emergência durante a noite.
Entidades da capital também organizaram campanhas do agasalho para distribuir às doações a quem mais precisa.