Nem Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Geras, ficou imune ao frio que tomou conta do estado esta semana. A cidade registrou recorde histórico, com mínima de 3,8°C na madrugada desta sexta-feira (30/7), a menor dos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A temperatura foi registrada pela estação meteorológica instalada na cidade há cerca de cinco anos. Antes disso, não há um controle do Inmet sobre se houve dias mais frios na cidade polo da região.
O frio intenso foi sentido na pele pela consultora de vendas Daiana Oliveira. Moradora da comunidade de Córrego do Paiol, zona rural de Divinópolis, ela levantou às 6h para poder trabalhar na cidade.
“Sensação era de que eu iria congelar debaixo do chuveiro”, relatou.
Nem as meias foram suficientes para aquecer. “Mãos e pés extremamente gelados”, contou. Ela não se lembra de dias anteriores tão congelantes. “Hoje foi um dos piores dias”, destacou.
A sensação térmica na cidade, segundo o Inmet, foi de -5ºC por causa dos ventos que atingiram 22 km/h.
Previsão
A tendência é que a massa de ar frio perca a força nos próximos dias. “A temperatura tende a subir. A mínima para o final de semana, em Divinópolis, é de 6°C e a máxima de 23°C”, disse o meteorologista Claudemir de Azevedo. Mesmo com temperaturas mais elevadas, agosto ainda promete frio.
“Ainda teremos o mês de agosto que terá temperaturas mais baixa. A primavera chega em setembro e até pode ter mais um friozinho”, contou.
*Amanda Quintiliano especial para o EM