Nos últimos sete dias, Uberaba, no Triângulo Mineiro, realizou uma terceira medição semanal da taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID e pela terceira vez não liberou as cirurgias eletivas na cidade para a próxima semana.
A taxa entre a última sexta-feira (17/7) e essa quinta-feira (29), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, ficou em 69%. Esta foi a maior taxa de UTI/COVID desde o início desta medição, conforme critérios estabelecidos pela secretaria há três semanas.
Este índice precisaria ter ficado abaixo de 60%, considerando a capacidade total de leitos UTI/COVID que o município possui (103). Desta forma, os hospitais públicos e particulares da cidade não estão autorizados a marcar estas cirurgias a partir da próxima segunda-feira (2/8).
Leia Mais
Triângulo Sul permanece com baixas temperaturas durante todo fim de semanaHomem morre dentro de máquina de processar farinhaMG registra 121 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horascoronavirusmgMortes por COVID em Uberaba caem 50% e UTI pública volta a ficar lotadaGolpe em MG: idoso recebe nota falsa de R$ 420 e ainda dá R$ 320 de trocoA Secretaria de Saúde de Uberaba informou que continuará analisando constantemente a possibilidade de autorizar a ampliação de leitos para cirurgias eletivas.
“Serão levados em conta os índices analisados rotineiramente pela Saúde e, havendo possibilidade, a Pasta volta a tratar com os hospitais a possível ampliação do número de cirurgias. A necessidade de retração também será observada”, declarou por meio de nota.
Ocupação de UTI/COVID de Uberaba aumentou cerca de 10% em julho
A taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID entre os dias 16 e 22 de julho ficou em 61%. Já esta porcentagem ficou em 63% entre 9/7 e 15/7, quando, durante à coletiva à imprensa, a Prefeitura de Uberaba informou sobre os critérios para retomada das cirurgias eletivas em Uberaba.
O estado anunciou na quinta-feira (22/7) a retomada das cirurgias eletivas em hospitais particulares de Minas Gerais. Mas a medida não atinge Uberaba, porque a prefeitura estabeleceu critérios próprios para deliberar sobre a autorização destas cirurgias.
Nas últimas 24 horas, em Uberaba, segundo o boletim epidemiológico, foram registrados 166 novos casos e sete mortes causada pela COVID-19.
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados na cidade 36.536 casos positivos, sendo que 1.207 pessoas morreram.
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados na cidade 36.536 casos positivos, sendo que 1.207 pessoas morreram.
Conforme o Vacinômetro de Uberaba, atualizado pela prefeitura nessa quinta-feira (22/7), a cidade já aplicou 252.405 doses da vacina contra a COVID, sendo 1ª dose, 183.139; 2ª dose, 53.155 2ª dose; e dose única, 7.897.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.