Jornal Estado de Minas

RECURSO PARA O SUS

Instituto Mário Penna, em BH, vai receber R$ 4 mi via emenda parlamentar

O Instituto Mário Penna, situado em Belo Horizonte, vai receber R$ 4 milhões por meio de emenda parlamentar. O recurso vem após articulação com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), e com Alexandre da Silveira, suplente do senador Antônio Anastasia (PSD).






Nesta semana, o diretor-presidente do Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite, se reuniu com Pacheco e Silveira para tratar do assunto em Brasília.

Houve apresentação de um plano estratégico para recuperação financeira do instituto. Nos últimos anos, diante da falta de repasses e dívidas com bancos e fornecedores, o Mário Penna chegou a temer a redução dos atendimentos.

A verba vai para aprimorar os atendimentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Mário Penna.

O instituto administra há quase 50 anos os hospitais Luxemburgo e Mário Penna, além de um núcleo de ensino e pesquisa. A Casa de Apoio Beatriz Ferraz, na Região Leste de BH, também está no guarda-chuva da entidade.

As estruturas realizam cerca de 1 milhão de procedimentos por ano, entre consultas, cirurgias, fisioterapias etc., sendo todos do SUS. A maioria dos trabalhos se volta ao tratamento do câncer.

São 58 leitos para internação, ambulatório, serviço de quimioterapia, radiologia, laboratório de análises clínicas, salas de cirurgia e unidade de cuidados intermediários