Araxá, no Alto Paranaíba, registrou nesta sexta-feira (30/7), o menor número de casos de COVID-19 confirmados em 24 horas este ano. De acordo com o Boletim Epidemiológico da cidade, foram apenas 16 novas notificações da doença e nenhum óbito foi confirmado, chegando ao terceiro dia sem mortes.
Essa semana foram duas: uma na segunda-feira (26/7): um homem de 80 anos, e outra na terça-feira, onde outro homem, de 73, foi vítima da doença.
A ocupação dos 20 leitos de UTI da cidade está em instabilidade. O percentual vem oscliando desde o início da semana: na segunda-feira foi de 85%; terça, 80%; quarta, 65%; na quinta voltou a subir com 75%, e nesta sexta caiu para 55%.
Atualmente, 11 leitos estão ocupados com nove pacientes de Araxá, e as outras duas vagas atendem pessoas da microrregião: uma de Ibiá e outra de Santa Juliana.
Já o percentual de internações em leitos clínicos é de 15,38% . Na cidade, são 26 acomodações de enfermaria para pacientes COVID. Apenas quatro delas estão ocupadas, com três pacientes do município e um de Santa Juliana.
Desde o início da pandemia, são 13.922 confirmações positivas para a doença e 227 mortes. Cerca de 293 pessoas da cidade se recuperam em casa, e estão sendo monitoradas pela secretaria de Saúde.
Novo decreto
Começou a valer em Araxá o decreto n°400, publicado na quinta-feira (29/7), que flexibiliza a realização de eventos com até 200 pessoas ou ocupação máxima de 30% do espaço.
O texto diz que reuniões familiares, eventos corporativos, festivos, sociais, de lazer ou leilões, devem atender regras de biossegurança, por meio de um protocolo sanitário criado pelo município.
Práticas esportivas em ambientes abertos e atividades coletivas, em espaços públicos e privados (academias, clubes, centros esportivos, futebol de campo, campo Society, futsal, vôlei, futevôlei, beach tênis e peteca), também foram liberadas respeitando o limite máximo de 22 participantes por jogo em espaço aberto, e 12 participantes em espaço fechado.
O toque de recolher também foi revogado. Segundo a prefeitura, as novas determinações foram deliberadas pelo Comitê de Enfrentamento da cidade, após a estabilização dos índices da COVID-19 no Boletim Epidemiológico de Araxá.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.