Começa neste sábado (31/7), na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o jubileu da padroeira de Minas Gerais, com uma série de atividades presenciais e novidades para os visitantes. A Festa da Proclamação de Nossa Senhora da Piedade terá missas neste sábado, às 9h e às 15h, seguindo o lema “Nos braços da Virgem da Piedade, o povo mineiro encontra consolo, amparo e esperança”.
Neste domingo (1º/8), haverá a Peregrinação dos Vicentinos, com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os festejos religiosos vão até 12 de outubro (veja abaixo programação com os destaques).
Para o o próximo sábado (7/8), está marcada a Peregrinação de Ciclistas e Motociclistas, com número limitado a 120 pessoas, respeito a todos os protocolos sanitários e agendamento pelo telefone (031) 3652-3635.
A acolhida será na Estação da Locomotiva da Piedade, a ser inaugurada dia 15, durante a Peregrinação da Juventude. A locomotiva, especificamente, ainda não tem data para circular. Segundo a administração do santuário, está sendo planejada a escala de passeios que serão feitos pela locomotiva.
A acolhida será na Estação da Locomotiva da Piedade, a ser inaugurada dia 15, durante a Peregrinação da Juventude. A locomotiva, especificamente, ainda não tem data para circular. Segundo a administração do santuário, está sendo planejada a escala de passeios que serão feitos pela locomotiva.
Quem já viu a locomotiva, gostou. “Com certeza, voltaremos para passear nela”, disse a servidora pública Cristina Pinheiro Costa Lage, ao lado do marido Juliano Silva de Assis Carneiro e dos filhos Leonardo, de 6 anos, e Carolina e Teresa, de 3.
A família, residente em Brasília (DF) e em férias em Minas, onde moram os parentes, esteve nesta sexta-feira (31/7) pela primeira vez na Serra da Piedade. “Adoramos. Lugar de paz e gratidão. Mar de montanhas aquecendo o coração de saudade da terrinha. A locomotiva é muito bacana, sem dúvida, uma atração muito desejada pelas crianças. As nossas adoraram”, disse Cristina.
LOCOMOTIVA DA PIEDADE
Concebido como transporte sustentável para preservar uma região de belezas naturais, garantir segurança na direção dos monumentos de fé e fortalecer o turismo religioso, a esperada Locomotiva da Piedade, com pneus e movida a diesel, vai trafegar da Praça Antônio da Silva Bracarena, antes conhecida como Praça da Cavalhada, ao topo da Serra da Piedade. O trajeto é de 2,5 quilômetros.
Com aprovação da Superintendência em Minas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção da estação da Piedade recebeu recursos no valor de R$ 1,07 milhão provenientes de um termo de fomento firmado entre o governo estadual, via Secretaria de Cultura e Turismo, e a Arquidiocese de Belo Horizonte, já que o santuário foi considerado atrativo turístico de especial relevância para Minas Gerais.
Além do tombamento pelo Iphan, o patrimônio natural ganhou reconhecimento total dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, título concedido em 2015 e depois ampliado pela Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Além do tombamento pelo Iphan, o patrimônio natural ganhou reconhecimento total dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, título concedido em 2015 e depois ampliado pela Organização das Nações para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A preocupação com o meio ambiente e o excesso de veículos em dia de festividade na estrada apertada e sinuosa motivaram as recentes mudanças no trânsito do Santuário. Estudos conduzidos por engenheiros e arquitetos a serviço do santuário mostraram que as pequenas trepidações provocadas pelo constante fluxo de carros de passeio podem gerar instabilidade mas rochas que ficam no ponto mais alto da serra.
Pelo planejamento, quem chegar de carro, ônibus ou van à Praça Barcarena poderá desembarcar e "pegar o trem" até as duas basílicas, ou completar o trajeto com as vans que estão a serviço do santuário. Com cinco vagões de uma composição vinda do Rio Grande do Sul e capacidade para transportar 100 passageiros em cada viagem, a Locomotiva da Piedade será um charme a mais para encantar os visitantes.
Detalhes da locomotiva que circulará na Serra da Piedade
- Trajeto: 2,5 quilômetros da Praça Antônio da Silva Bracarena à Praça Dom Cabral. A locomotiva não funciona por meio de um sistema de trilhos.
- Ficha técnica: Tem motor de cavalo mecânico e cinco vagões
- Motor: modelo Série C, da marca Cummins, seis cilindros e potência de 310cv
- Caixa de transmissão: automática (revisada)
- Cavalo mecânico: modelo Cargo 4331
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Hoje (31/07)
9h e 15h – Missas
18h – Oração do Terço
20h – Apresentação cultural
Amanhã (1/8)
Peregrinação dos vicentinos
8h – Missa celebra pelo arcebispo metropolitano de BH,
dom Walmor Oliveira de Azevedo
9h – Via-sacra
11h – Missa na Basílica Estadual das Romarias
7 de agosto
Peregrinação de ciclistas e motociclistas
9h – Acolhida na Estação da Locomotiva da Piedade
10h – Adoração ao santíssimo sacramento na Basílica Estadual das Romarias (ciclistas e motociclistas poderão estacionar motos e bicicletas
na frente da basílica)
11h – Celebração eucarística
15 de agosto
Peregrinação da Juventude
8h – Missa na Estação da Piedade
9h30 – Inauguração da Estação Piedade
10h30 – Subida com os jovens ao alto do santuário
11h30 – Adoração ao santíssimo, na Basílica Estadual das Romarias
5 de setembro
Peregrinação do Terço dos Homens
9h – Via-sacra, no alto do santuário
10h – Terço, na frente da ermida
11h – Missa, na Basílica Estadual das Romarias
15 de setembro
Festa de Nossa Senhora da Piedade
9h e 15h – Missa, na ermida
11h – Missa, na igreja das romarias
18h – Terço
20h – Apresentação Cultural