A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que serão exigidos testes de COVID-19 apenas para eventos sociais e futebol profissional. As mudanças foram publicadas em nova portaria no Diário Oficial do Município neste sábado (31/7).
Leia Mais
Homem é flagrado com material radioativo em BH e autoridades são acionadasMulher vai tomar 2ª dose da AstraZeneca e recebe CoronaVac, em BetimHemominas alerta para estoque de sangue baixo e faz apelo a doadoresBH: Confira os locais de vacinação contra COVID neste sábado (31/7)Setor de eventos se queixa de abandono: 'BH só dá ouvidos ao futebol'UFMG oferece teste gratuito de COVID-19 pela saliva a alunos e funcionáriosPrefeitura de Itabira libera velório para até 40 pessoasCOVID-19: Minas Gerais registra 115 mortes e 6.309 novos casos em 24hSegundo a Portaria Nº 0335/2021, publicada primeiramente nessa sexta-feira (30/7), "todo o público deve apresentar resultado negativo para a COVID-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até setenta e duas horas antes do evento, inclusive funcionários, artistas e equipe de produção".
Artistas e produtores culturais se manifestaram contrários à medida e protocolaram carta enderaçada à PBH. "Infelizmente, a exigência é completamente desproporcional e inviável para a continuidade das atividades dos teatros em Belo Horizonte", diz o documento.
"Temos o desafio de atrair o público novamente para o consumo da arte e cultura. Cobrar testes do público aumenta, significativamente, o custo do ingresso e, por consequência, afasta ainda mais as pessoas do convívio saudável com a arte. Diante desta mudança de protocolo, infelizmente, teremos um novo fenômeno de fechamento dos teatros em Belo Horizonte e espetáculos cancelados em todos osteatros da cidade", diz o texto.
A carta foi assinada pelos sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Minas Gerais e dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais e pela Associação Mineira de Eventos e Entretenimento e Associação Brasileira dos Promotores de Eventos.
O Conselho Municipal de Política Cultural (Comuc) também recomendou ao Comitê de Enfrentamento ao Covid a revisão da exigência.
Sendo assim, a PBH informou que ''no que se refere a shows, teatro e espetáculos não haverá mais a necessidade" da testagem do público.