Jornal Estado de Minas

'IMENSAMENTE ORGULHOSA'

Mulher é destaque na formatura de novos 504 soldados do Corpo de Bombeiros


Um sonho que se tornou realidade. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, neste sábado (31/7), a formatura de 504 novos soldados que estão prontos para reforçar o efetivo no estado. Com apenas 10% de vagas femininas, o primeiro lugar do Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd) foi ocupado por uma mulher: Amanda Alencar da Costa, de 25 anos.



Leia também: Mulheres bombeiras: conheça as militares que fizeram os salvamentos em Brumadinho

A solenidade contou com a presença do governador do estado, Romeu Zema, do chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilson Soares Lemes (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
A jovem, formada em engenharia civil, chamou atenção do governador do estado, Romeu Zema (Novo), que participou da solenidade. “Perguntei a idade da Amanda, ela falou: '25'. Perguntei a formação, ela disse: 'engenharia civil'. É exatamente a mesma idade e formação do meu filho mais novo. E posso dizer que vejo em todos vocês, formandos, a figura dos meus filhos”, discursou.

O desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), também enalteceu o feito de Amanda, que chegou a trabalhar no TJMG antes de ingressar na carreira militar. “Ela mostra toda a força da mulher brasileira”, elogiou.

Em seu discurso, Gilson lembrou da Tragédia em Brumadinho e do resgate de Talita, que foi salva por bombeiros em meio ao mar de lamas. Além disso, o desembargador foi escolhido como paraninfo dos formandos e agradeceu. “Ser bombeiro é um sonho de menino e menina. Cada um traz dentro de si os obstáculos que precisaram superar para chegar aqui. Esse é o coroamento de uma longa caminhada”, afirmou.



Leia mais: 'Uma bênção', diz bombeira que resgatou adolescente que teve alta após seis meses

Bravura feminina

A cerimônia deu destaque à primeira colocada, soldado Amanda Alencar da Costa (foto: Déborah Lima/EM/D.A. Press)


Emocionada com a trajetória e lembrando das lutas para conseguir a formação de heroína do fogo – como são conhecidos os bombeiros –, Amanda diz que não esperava a colocação honrosa entre os colegas. “Estou imensamente orgulhosa, eu não esperava. Com muito sacrifício, muitas noites sem dormir e graças a Deus eu consegui essa colocação”, disse.

Leia também: 'Primeira, mas não a última', aposta bombeira promovida por ato de bravura

O número pequeno reservado para as mulheres na corporação não desanimou Amanda, que é conhecida pelos colegas como uma bombeira que “vibra”. “Nós somos a minoria, mas aos poucos vamos ganhando nosso espaço, conseguindo provar nosso valor. Temos vários exemplos hoje no bombeiro de mulheres atuando em altos cargos. Vamos nos espelhando nelas pra gente poder admirar e seguir a nossa carreira.”

Formatura de mais de 500 militares pelo Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


Ela contou à reportagem que sempre foi um sonho “poder fazer algo a mais pela sociedade, ter um propósito de vida”. E está pronta para cumprir seu chamado. A partir de semana que vem, a jovem vai trabalhar no serviço operacional do 2º Batalhão, em Contagem, na Grande BH. “Espero dar o melhor de mim e ser a melhor soldado que eu puder”, conclui.



Leia também: Mulheres que trabalham em Brumadinho mostram a força de ser bombeira

Solenidade de formatura

Formatura de mais de 500 militares pelo Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


Além de Amanda, a cerimônia, que foi marcada por momentos emocionantes, também deu destaque ao segundo e terceiro colocados, respectivamente: soldado Daniel Magalhães Dias e soldado Lucas de Faria Borges.

Durante a formatura, os militares precisaram manter a máscara facial no rosto e o momento que antes reunia familiares para dividir a conquista precisou ser transmitido virtualmente para evitar aglomerações.



Além do governador e do presidente do TJMG, a solenidade contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo da Silva, do chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e do comandante da ABM, tenente-coronel Anderson Passos.

Solenidade contou com a presença do governador do estado, Romeu Zema, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva, do chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, do comandante da ABM, tenente-coronel Anderson Passos, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilson Soares e demais autoridades civis e militares (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


O comandante-geral do CBMMG ressaltou que os formandos passaram por oito meses de intenso treinamento, dedicação, desafios e superação. “Apresentando-se prontos para servir a sociedade mineira”, disse. O comandante acrescentou: “toda a sociedade mineira, que ao menor perigo, deposita toda sua esperança no socorro diligente do soldado do fogo.”





Formatura de mais de 500 militares pelo Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

Curso de soldados

Os soldados que agora vão trabalhar efetivamente nas ruas iniciaram o curso na Academia de Bombeiros Militar no dia 3 novembro de 2020. Durante a primeira metade da formação foram submetidos a fundamentação e técnica operacional militar. Após a imersão em disciplinas teóricas e práticas, eles iniciaram o estágio operacional, totalizando uma carga de 1.412 horas-aula.

Formatura de mais de 500 militares pelo Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


Durante este período, eles aprenderam serviços fundamentais na atividade que salva vidas diariamente, como:

  • Sistema de Comando em Operações (SCO)
  • Salvamento Terrestre
  • Salvamento em Altura
  • Mergulho Autônomo
  • Salvamento Aquático
  • Atendimento Pré-Hospitalar (APH)
  • Material Operacional


O Estado de Minas acompanhou um dia de treinamento de incêndios florestais, em fevereiro deste ano. A reportagem mostrou que os recrutas, em fase de aprendizagem, enfrentaram o medo das altas labaredas e encararam o calor das chamas que se alastram repentinamente. Leia a reportagem completa.
 
O Corpo de Bombeiros garante que o curso seguiu protocolo sanitário que foi submetido à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Além disso, todos os alunos foram vacinados, segundo o CBMMG. Ainda segundo a corporação, não houve contaminação dos participantes.

Formatura de mais de 500 militares pelo Curso de Formação de Soldados 2020 (CFSd) (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)





audima