Após duas semanas de recesso, as escolas da rede municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, retomaram as aulas nesta segunda-feira (2/8) com novas rotinas de proteção contra à COVID-19 e horários.
Neste segundo semestre, além da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos do 6º ao 9º ano e do supletivo também entram no escalonamento do sistema híbrido de ensino (presencial e remoto).
O horário das aulas presenciais também foi ampliado. Antes, os alunos saíam no horário do recreio, às 9h30 no matutino e às 15h30, no vespertino. Agora, eles ficam durante todo o período da manhã ou da tarde.
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O lanche também passou a ser servido a uma turma por vez, no refeitório. Antes do recesso, as refeições eram entregues em embalagens seladas e os alunos só poderiam consumir os alimentos em casa.
“Distanciamento, medição da temperatura, desinfecção de mãos e cartazes educativos são algumas medidas que continuamos atentos para que o retorno seja seguro”, reforçou a secretária de Educação, Zulma Moreira.
Cada turma foi dividida em três grupos: os que que optaram por seguir apenas o modelo de ensino remoto, e os outros dois grupos se revezam semanalmente nas aulas presenciais, respeitando o limite de 40% de lotação de cada sala.
Ainda de acordo com Zulma, uma plataforma de ensino em parceria com uma TV aberta local está sendo finalizada. Nela, os alunos terão acesso mais facilitado ao ensino virtual.
Mas enquanto a plataforma não fica pronta, as aulas presenciais continuarão acontecendo quatro dias na semana. Assim, o professor terá um dia, neste período, para dar assistência aos alunos das aulas remotas.
“A convivência entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem. Entretanto, com a pandemia, as aulas presenciais tiveram que ser bem pensadas. Felizmente, os estudantes estão muito conscientes da nova rotina imposta por esse momento, e cada um fazendo o seu papel, dá mais segurança para que o ambiente escolar seja seguro”, afirmou a secretária.
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