Uberlândia, no Triângulo Mineiro, voltou a atingir ocupação total dos leitos de UTI voltados a pacientes com COVID-19 na rede pública de saúde. A situação é a pior desde 20 de abril, quando a cidade ainda tinha 100% dos leitos de tratamento intensivos sendo usados.
O último boletim epidemiológico divulgado pelo município mostra não só a completa ocupação das UTI's do SUS para pacientes com COVID-19, mas também 99% de todas as unidades gerais do tipo na rede.
Apenas na segunda-feira (2/7), foram confirmados outros 312 casos de contaminação por coronavírus na cidade, com mais 54 ainda em investigação. Cinco mortes também foram registradas em 24horas, totalizando 2.776 em Uberlândia desde o início da pandemia.
Apenas na segunda-feira (2/7), foram confirmados outros 312 casos de contaminação por coronavírus na cidade, com mais 54 ainda em investigação. Cinco mortes também foram registradas em 24horas, totalizando 2.776 em Uberlândia desde o início da pandemia.
Leia Mais
PBH entrega à UFMG segunda parcela de R$ 6 mi para vacina contra a COVID-19Terça-feira terá temperaturas mais altas e melhora da umidade do ar em MGTeste de vacina da UFMG em humanos deve começar até dezembrocoronavirusmgBH aplica 2ª dose em pessoas com comorbidades de 48 e 49 anos; veja locaisUberlândia recebe 21 mil doses de vacinas e volta com imunização na quintaTriângulo Sul diz que governo usa dados de 2012 para envio de dosesDoses chegam e Patos de Minas avança na vacinação contra COVID-19A cidade começou a reduzir a ocupação da rede em 21 de abril, quando as UTIs baixaram de 100% para 97% dos leitos usados. Desde então, o município salientou em oportunidades diferentes que medidas de restrições de circulação e o encaminhamento da vacinação ajudaram no resultado.
Na última semana, contudo, o prefeito Odelmo Leão (PP) fez um pronunciamento em redes sociais e informou que a média de casos diários de COVID-19 quase dobrou, chegando perto de 400. Afrouxamento nos cuidados contra a doença seria o motivo do crescimento de casos.
Vacinação em Uberlândia
No último fim de semana, Uberlândia vacinou cerca de 21 mil pessoas contra COVID-19. A aplicação de 12.442 doses no domingo (1º/8) estabeleceu recorde de número de unidades de imunizantes distribuídas na cidade.
No sábado, houve outras 8,6 mil aplicações. Com isso, o município atingiu o público com 35 anos de idade e pôde aplicar a segunda dose em quem foi vacinado entre os dias 14 e 17 de maio.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de novas remessas de vacinas por parte do governo de Minas e do Ministério da Saúde.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.