Com retorno gradual e no formato híbrido, parte dos alunos da rede municipal de Uberaba - pré-II, dos 5ºs anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - retorna às atividades pedagógicas presenciais nesta quarta-feira (4/8). Já os servidores retomam as atividades nas escolas municipais nesta terça-feira (3/8).
Leia Mais
Polícia de Uberaba apreende avião com 243 quilos de cocaínaUberaba libera cultos religiosos sem duração determinada, mas até às 23hMortes por COVID em Uberaba caem 50% e UTI pública volta a ficar lotadacoronavirusmgTriângulo Sul diz que governo usa dados de 2012 para envio de dosesDoses chegam e Patos de Minas avança na vacinação contra COVID-19Morador de Uberlândia pode parcelar débitos com a prefeitura em até 10 anosBarbacena retoma aulas presenciais na rede municipal na próxima segundaSegundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a retomada das aulas presenciais na rede municipal de Uberaba acontecerá em três fases, intercaladas por intervalos de 15 dias.
A segunda fase do plano de retomada será no dia 16 de agosto, contemplando as turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental I e reabrindo o Cemea Boa Vista. E para a terceira e última fase, dia 1º de setembro, serão inseridas as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e o pré-I (4 anos).
Já o atendimento às turmas de 0 a 3 anos (educação infantil), permanecerá no modelo remoto, com a possibilidade de retorno gradual às aulas presenciais.
“As escolas e os Cemeis estão preparados para receber os alunos, tanto nas questões de biossegurança quanto relacionadas ao processo de ensino aprendizagem”, assegurou a professora e secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon, que também afirma que para qualquer avanço na volta às aulas será considerado o atual cenário da pandemia e as medidas de biossegurança em vigor no decreto municipal de enfrentamento à COVID-19.
Ainda conforme Sidnéia, o plano de retomada às aulas presenciais de Uberaba assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais.
O plano de retomada nas atividades pedagógicas presenciais da rede municipal de Uberaba, a princípio, terá carga horária diária composta por três horas/aula, com a presença do aluno na unidade de ensino, e duas horas/aula por meio remoto.
Caso o número de alunos que optarem pelas atividades pedagógicas presenciais exceda a capacidade da sala de aula, deverão ser adotadas medidas de revezamento semanal por turma, respeitando as normas de distanciamento entre as carteiras e a mesa do professor, conforme estabelecidas em legislação.
Biblioteca de Uberaba será reaberta nesta quarta
A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, que conta com um acervo de quase 70 mil livros, será reaberta para o público nesta quarta-feira (4/8), com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Segundo a chefe do Departamento Municipal de Bibliotecas, Taciana Marques Mendes Peçanha, nesta nova etapa será permitida a presença de até 15 pessoas simultaneamente no local, por até 2 horas, tempo que poderá ser estendido se não houver ninguém aguardando atendimento.
No último mês em Uberaba houve queda de cerca de 50% das mortes por COVID
No mês de julho em Uberaba os óbitos causados pela doença caíram cerca de 50%, ou seja, foram registradas 72 mortes, sendo que, em junho, foram contabilizadas 134; em maio, 224 óbitos e em abril, o mês mais letal, 240.
Outra queda registrada em julho no município foi com relação aos novos casos da doença: 3.309. Em junho, foram 3.927; maio, 5.351 (o mês com mais casos positivos) e em abril, 4.847 novos casos.
Por outro lado, a ocupação da UTI pública de Uberaba, após leve redução durante o início e grande parte do mês de julho, voltou a preocupar nos últimos dias.
Neste momento, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na noite desta segunda-feira (2/8) de 60 leitos disponíveis, 60 estão ocupados. A situação não chega a ser alarmante, porque a ocupação desta ala do setor privado está sob controle; de 43 leitos disponíveis, 24 estão com pacientes graves da doença.
Já com relação à atual situação da vacinação em Uberaba, de acordo com o superintendente da Regional de Saúde Triângulo Sul, Mauricio Ferreira, está prevista a chegada de novas doses da 32ª remessa para região, as quais devem chegar no aeroporto de Uberaba no início da tarde desta terça-feira (3/8).
À espera da chegada desta nova remessa, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação seguiu atendendo nesta segunda-feira (2/8) o público de 2ª dose, conforme cartão de vacinação.
Desde o início da pandemia, em Uberaba, foram registrados 36.822 casos positivos da doença, sendo que 1.212 pessoas morreram.
De acordo com o último "vacinômetro", o município já recebeu 260.606 doses da vacina contra a COVID-19, sendo aplicadas 249.8555.
Do total, 185.688 tomaram a primeira dose, enquanto 56.265 receberam as duas doses e 7.902 foram imunizados com dose única.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.