Jornal Estado de Minas

VOLTA ÀS AULAS

Barbacena retoma aulas presenciais na rede municipal na próxima segunda

As aulas presenciais em Barbacena, na região do Campo das Vertentes, terão início na próxima segunda-feira (9/8) na rede municipal de ensino. 
 
O retorno acontece após o município avançar, na sexta-feira (30/7), à onda verde do Minas Consciente – etapa menos restritiva dentro do programa estadual, na qual há nova regulamentação para funcionamento do comércio, galerias, igrejas, shoppings, entre outras atividades.




 
Para o regresso do ensino nas salas de aula, uma reunião de capacitação foi feita nessa segunda-feira (2/8) entre diretores e vice-diretores das escolas. Um dos objetivos desse encontro foi estabelecer as diretrizes para o retorno das aulas, que acontece em regime híbrido - ou seja, com atividades presenciais e remotas. 
 
A volta às aulas presenciais, no entanto, não será obrigatória e acontecerá de forma gradual. Em 9 de agosto, retornam presencialmente os alunos da educação infantil. Já os estudantes do ensino fundamental I e II estão agendados para 23 deste mês e 13 de setembro, respectivamente.
 
Já na rede estadual, conforme o calendário do Minas Consciente, a previsão de retorno para o ensino médio também é 13 de setembro. Os ensinos técnico e superior voltam nesse mesmo mês, no dia 27.




 
Na rede particular, o retorno já teve início nessa segunda-feira para crianças da educação infantil. Gradativamente, a cada 15 dias, regressam as aulas para os ensinos fundamental I e II, médio e superior.
 
Conforme publicação no Diário Oficial do município– que regulamenta o retorno do ensino presencial com base nas deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19 –, o cumprimento da carga horária curricular obrigatória na rede municipal levará em conta apenas as atividades pedagógicas remotas.
 
Logo, a frequência do estudante será computada mediante a entrega das atividades solicitadas dentro do prazo estipulado pelos docentes.
 
O rol de protocolos firmado pelo Executivo no documento também assegura aos alunos a implantação de estratégias de recuperação. A intenção é garantir a aprendizagem dos conteúdos que ficaram pendentes no ano letivo de 2020. Nesse sentido, ações de reforço escolar poderão ser aplicadas no decorrer deste ano.




 
Nas redes municipal e particular, os mesmos protocolos sanitários no combate à COVID-19 serão observados. Com isso, as seguintes medidas serão observadas diariamente: aferição de temperatura, higienização das mãos, das mochilas, dos brinquedos pedagógicos e das carteiras dentro das salas de aula, além do uso obrigatório de máscara e da manutenção do distanciamento social.
 

Prefeitura de Juiz de Fora inicia preparação para volta às aulas

 
Em Juiz de Fora, a prefeitura encaminhou à Justiça na quinta-feira (29/7) critérios técnico-científicos para a retomada das atividades presenciais.
 
Em 15 de julho, o Executivo da cidade recebeu parecer favorável do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para seguir seu próprio programa municipal de enfrentamento à COVID-19.




 
A decisão foi uma reposta ao recurso interposto pela prefeitura contra a sentença da Vara da Infância e da Juventude de JF, que determinou o retorno da cidade ao Minas Consciente para proceder com a volta às aulas.
 
O desembargador Washington Ferreira entendeu que os gestores municipais têm autonomia para implementar medidas restritivas locais contra a COVID-19.
 
O magistrado havia determinado, no entanto, que a prefeitura apresentasse, em até 15 dias, um programa com critérios técnico-científicos objetivos para o retorno das aulas presenciais.
 
No rol de orientações para o regresso das aulas, a administração municipal elencou várias condições, como, por exemplo, a imunização com duas aplicações da vacina ou dose única dos trabalhadores da educação e taxa de contágio com valor inferior a 1 por no mínimo sete dias. Ainda não há uma data definida para o retorno.




 

Outras cidades da Zona da Mata

 
Muriaé já autorizou a volta das aulas na rede particular em março e o retorno na rede municipal acontece em 9 de agosto. Essa é a mesma situação em Ubá.
 
Em Viçosa, a retomada das atividades presenciais não foi autorizada porque a cidade continua na onda vermelha do programa Minas Consciente.
 
Já em Matias Barbosa, as aulas tiveram início nessa segunda-feira na rede municipal. Para preparar o retorno, a prefeitura forneceu um curso, entre 19 e 28 de julho, para funcionários sobre limpeza e desinfecção de ambientes para prevenção à COVID-19.
 
Em Cataguases, não há previsão de volta às aulas presenciais.
 
 

audima