Após paralisar por dois dias a aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde de Araxá, no Alto Paranaíba, divulgou um novo cronograma que vai contemplar, na próxima quinta-feira (5/8), a faixa etária de 37 anos no Sesc.
Trabalhadores da indústria e construção civil com a mesma idade também foram convocados. Nesta quarta-feira (4/8), o município receberá 2.832 doses de imunizantes para primeira aplicação, e outras 101 doses destinadas para a segunda.
A última remessa, entregue na sexta (30/7), foi suficiente apenas para vacinar pessoas na faixa de 38 anos.
A partir de amanhã (4/8), o município também realiza a vacinação da 2ª dose para pessoas com síndrome de Down, deficientes físicos, beneficiários do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades, de acordo com o Cartão de Vacina.
Três pontos atendem esta etapa – nas unidades setoriais de saúde Unisa e Unioeste, e no ESF Pão de Açúcar, das 8h às 16h.
Três pontos atendem esta etapa – nas unidades setoriais de saúde Unisa e Unioeste, e no ESF Pão de Açúcar, das 8h às 16h.
A aplicação da 1º dose para grupos já contemplados e 2ª dose, de acordo com cartão de vacina, prossegue na Unisa, das 8h às 16h.
Cronograma de vacinação – 4 e 5/8
2ª dose – Grupos: Síndrome de Down, Beneficiários BPC, Deficientes Físicos e Comorbidades – UNISA / ESF PÃO DE AÇÚCAR / UNIOESTE
- Dia e horário: 4 de agosto (quarta) - 8h às 16h
- Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver) e cartão de vacina.
Vacinação por idade – SESC
- 37+ (37 a 59 anos)
- Dia e horário: 5 de agosto (quinta) - 8h às 16h
- Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver).
Trabalhadores da Indústria e Construção Civil (por idade) – SESC
- 37+ (37 a 59 anos)
- Dia e horário: 5 de agosto (quinta) - 8h às 16h
- Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver) e cópia (xerox) da carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade.
2ª dose - Grupos Contemplados de acordo com cartão de vacina – UNISA
- Dias e horários: 4 e 5 de agosto (quarta e quinta) - 8h às 16h
- Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver) e cartão de vacina.
Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA
Dias e horários: 4 e 5 de agosto (quarta e quinta) - 8h às 16h
Puérperas (com até 45 dias) e lactantes (até 6 meses)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, cartão do SUS (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
Gestantes (com e sem comorbidades)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, cartão do SUS (se tiver) e cartão pré-natal.
Vacinômetro
O atual vacinômetro de Araxá aponta que a cidade já recebeu 82.344 vacinas. Entre elas, 75.198 foram destinadas para a primeira aplicação e 7.146 para a segunda.
Ao todo, 4.688 pessoas receberam a vacina de dose única, 50.617 tomaram a primeira dose, e 19.893 a segunda aplicação.
UTI sob controle em Araxá
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde de hoje (3/8), os 20 leitos de UTI de Araxá estão com 35% de ocupação. São cinco pacientes de Araxá, um de Santa Juliana e um de Perdizes.
Esta é melhor marca desde o dia 14 de julho, onde 45% dos leitos para pacientes com COVID estavam ocupados.
Já a porcentagem dos 26 leitos de enfermaria está em 46,15%, com 10 internações de Araxá e duas de Ibiá.
Nas últimas 24 horas, foram registadas 23 novas notificações positivas para a COVID-19 e nenhum óbito foi confirmado. Atualmente, 267 pessoas se recuperam da doença em casa.
Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 13.980 casos da doença e 227 mortes.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.