A Guarda municipal de Sete Lagoas, Região Central do estado, realizou nesta quarta-feira (4/8) uma ação de conscientização quanto ao risco de utilizar linhas cortantes para soltar pipa, atividade muito comum nessa época do ano.
A mobilização abordou motociclistas na região central da cidade e durante a blitz foram distribuídas e instaladas antenas corta-pipa para quem não possuía o equipamento.
A antena tem o objetivo de impedir que as linhas chilenas e o cerol atinjam o pescoço, tórax e braços dos motociclistas e passageiros, já que as motos não têm proteção frontal como os carros.
Leia Mais
MG: plano de saúde exige consentimento do marido para colocar DIU em mulherPoste cai e provoca risco de eletrocussão em avenida de ContagemDois caminhões pegam fogo em rodovias próximas a Belo HorizonteHomens e mulheres com 32 anos serão vacinados contra COVID em Sete LagoasMesmo indo para a onda verde, Sete Lagoas prefere se manter na onda amarelaA blitz educativa contra cerol e linha chilena, denominada “Corte essa ideia!”, foi desenvolvida pela prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).
"O objetivo foi orientar quanto ao uso de equipamentos de segurança. Durante a blitz, abordamos a importância do uso de antenas corta-pipa, capacete fechado, além da pescoceira, outro equipamento de proteção que pode evitar acidentes", alerta o guarda J. Silva, da GCM.
A Guarda Municipal chama a atenção para quem vende o material ou comete esse tipo de crime e relata quais as punições cabíveis, destacando ainda a participação de menores de idade.
"A venda e uso são crimes previstos em leis municipais e estaduais, com a apreensão do material e multa. Em caso de menores de idades, os pais serão notificados e autuados e a ocorrência será encaminhada para o Conselho Tutelar para as devidas providências", explica o Subcomandante da GCM, Cordeiro.
Balanço de 2020
Entre os meses de julho e agosto de 2020, a Guarda Municipal realizou 14 operações de fiscalização com foco no combate ao uso de linha chilena e cerol. Além disso, foram atendidas 46 denúncias recebidas pelo 153.
Durante essas ações, foram lavrados 75 autos de notificação e um total de 139 itens apreendidos pelas equipes da GCM, incluindo tubos com linhas cortantes, frascos com cola/cerol e pipas.
Os bairros com maior número de ocorrências foram: Aeroporto, Verde Vale, Montreal, Bela Vista, Dona Dora, Morro do Claro e Brejinho.